A equipe do SAMU esteve no educandário explicando de forma lúdica sobre o funcionamento do serviço
A manhã desta terça-feira (18), foi especial para 20 alunos da Escola Municipal Infantil Irmã Angelita (localizada no bairro São Roque), que receberam a presença da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do projeto Samuzinho na Escola. O educandário conta hoje com 45 crianças, com idades entre quatro meses a quatro anos.
A criançada aprendeu, de forma lúdica e descontraída, sobre o funcionamento do SAMU, conhecendo também o interior de uma ambulância. No encontro foram realizadas explicações sobre cada instrumento utilizado, assim como sua importância. As crianças também visitaram as ambulâncias, conhecendo sobre a funcionalidade do veículo, assim como seus equipamentos utilizados pelos socorristas.O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a educação e conscientização das crianças em idade escolar quanto à importância e finalidade do programa (SAMU – 192) em funcionamento no município.
A professora Valdiandra Michelin esteve ao lado das crianças participando da atividade e explica que “nós vamos trabalhar agora em sala sobre o Corpo de Bombeiros e também o SAMU de forma lúdica, com objetos, som, música, história e bastante imagem. Por isso ele adoraram essa atividade de hoje, entrando na ambulância e manuseando a luva, gaze e entendendo um pouco sobre a função de cada utensílio”.
O enfermeiro do SAMU, João Clênio de Bastos Silveira, esteve acompanhado do técnico motociclista Mateus Pillat, mostrando o interior do veículo para as crianças e explicando sobre cada equipamento. Silveira destaca que “esse é um trabalho que realizamos com muito carinho, pois temos a oportunidade de mostrar para eles sobre o funcionamento do SAMU. Hoje também foi bem interessante, eles brincaram, conheceram o espaço interno da ambulância. Foi bem lúdico”.
Ao longo de julho o projeto segue ocorrendo em outros educandários do município.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira