A Fundação Casa das Artes está sediando desde esta terça e segue nesta quarta-feira, 18 e 19, o 3º Introdutório Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU- e o primeiro em Bento Gonçalves. Participam do evento equipes dos SAMU´S de oito municípios do estado, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Arroio do Sal, Taquara, Imbé, Itaqui e Bento Gonçalves.
A base do SAMU de Bento Gonçalves faz parte da rede de educação continuada do Núcleo de Educação e Urgências (NEU), do Samu/RS, com o treinamento prático de 48h coma equipe de Bento, que agora também foi convidada para ajudar na organização e palestras teóricas e práticas do curso introdutório, que é pré-requisito para se trabalhar em uma equipe do Samu no Estado. .
Na oportunidade ocorrem palestras sobre política nacional de atenção às urgências, atendimento a pacientes psiquiátricos, óbito no atendimento pré hospitalar, imobilizações e estações práticas com imobilizações de decúbito ventral e dorsal, manobras com a ambulância, além de imobilizações em decúbitos de pé e retiradas do capacete e colocação de ked. No total 45 pessoas participam.
Apoiam o evento: Vinícola Salton, Sp Embalagens, Mercado Nichetti, Padaria São Roque, Mercado Delmiro, Padaria Tia Neusa e Loja Maçônica Cavaleiros da Pedra.
O SAMU de Bento Gonçalves conta com uma equipe de cerca de 21 profissionais, sendo nove condutores, cinco técnicos de enfermagem e cerca de nove médicos. No ano de 2016, foram realizados quatro mil atendimentos, a média mensal é de 300 ocorrências atendidas.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação Social
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família