Na próxima semana, Bento Gonçalves será o centro das atenções do Mercosul. De 02 a 06 de dezembro, a cidade recebe a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, e Reunião do Conselho do Mercado Comum.
Nesta sexta-feira, 29, o secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, e o Diretor do Departamento do Mercosul e Integração Regional, Ministro Michel Arlasnian Neto, apresentaram os detalhes. “É a primeira Cúpula do Brasil há muito tempo feita fora de Brasília e salvo engano a primeira no Rio Grande do Sul”, ressalta o Embaixador.
O encontro, realizado no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos contará com a presença do presidente do Brasil Jair Bolsonaro, presidente da Argentina Mauricio Macri, presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, Chancelers do Chile e da Guiana. Além de representantes do Peru, Colômbia, Equador e da Bolívia, um dos mais antigos estados associados do Mercosul. A Venezuela encontra-se com seus direitos e obrigações suspensos.
O Ministério de Relações Exteriores está em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves e os demais órgãos que estarão envolvidos no encontro, há alguns meses. A expectativa é de que 2,5 mil pessoas estejam na cidade para o evento, entre chefes de Estado, ministros, assessores, agentes de segurança e imprensa.
Neste período, são realizadas diversas reuniões de cunho político e principalmente comercial. O Brasil assumiu em julho a presidência “pro tempore” do bloco.
No dia 04, será realizada a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), que antecede a Cúpula. O encontro reúne Ministros e Chanceleres com objetivo de adiantar as negociações, acordos e resultados.
Entre os acordos a serem discutidos estão o do reconhecimento de indicações geográficas, ou seja, isso significa que poderão comercializar mercadorias com esses nomes somente se tiverem sido produzidas nestas regiões do Brasil, como o vinho do Vale dos Vinhedos. “Não poderíamos deixar de fora deste encontro a discussão sobre o tema que tem toda relação com o Vale dos Vinhedos”, destaca Costa e Silva.
A 55ª Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados será realizada no dia 05 de dezembro, na parte da manhã. Também estão previstas agendas culturais curtas. “Estamos honrados em receber a Cúpula do Mercosul em nossa cidade, de ter os olhos do mundo voltados para a nossa região. Um encontro que será marcante para o bloco, se avaliarmos os últimos acontecimentos na esfera política e internacional e que coroa um belo trabalho que estamos fazendo em Bento Gonçalves”, destaca o prefeito Guilherme Pasin.
Os países do MERCOSUL equivalem à quinta economia do mundo. Desde sua fundação, as trocas comerciais do agrupamento multiplicaram-se quase dez vezes: de US$ 4,5 bilhões, em 1991, para US$ 44,9 bilhões, em 2018.
Bloqueio no trânsito
O bloqueio territorial de segurança próximo ao hotel do evento começará no dia 1º. Está sendo realizado o cadastramento de moradores, empregados e donos de empresas da região. O trânsito será orientado pelas forças de segurança.
Nos dias 04 e 05 de dezembro será realizado bloqueio total do trânsito nas proximidades. Moradores de Monte Belo do Sul e Santa Tereza também devem utilizar rota alternativa para acesso ao Município entrando por Santa Lúcia e acessando o 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos.
Agenda
02/12
XXXI Reunião Extraordinária da Comissão de Comércio do MERCOSUL (CCM)
XCIII Reunião Ordinária do Foro de Consulta e Concertação Política (FCCP)
03/12
LII Reunião Extraordinária do Grupo Mercado Comum (GMC)
04/12 LV Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC)
05/12
LV Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento
Foto: Ministério das Relações Exteriores
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família