Bento Gonçalves recebe desde a manhã desta segunda-feira, dia 7, pela primeira vez, uma turma de alunos para o Curso de formação de Sargentos do Corpo de Bombeiros. A turma é composta por trinta alunos bombeiros entre soldados e terceiros sargentos, e o curso tem duração de cerca de sete meses, com um período de qualificação no Litoral Gaúcho, entre os meses de janeiro e fevereiro, durante a Operação Golfinho.
O comandante da corporação de Bento Gonçalves, major Sandro Gonçalves, destacou a realização do curso de qualificação concomitante ao curso de formação de novos soldados, que ocorre desde o dia 2 de julho nas dependências do batalhão e no Centro de Treinamentos, na Linha Pedro Salgado. “são soldados e segundos sargentos que frequentam o curso de qualificação que pela primeira vez está acontecendo na cidade de Bento Gonçalves concomitante com o curso de novos soldados”, salienta.
O curso é dividido em três módulos de 13 matérias, que em geral serão, mais técnicas e teóricas, do que práticas, segundo um dos coordenadores de disciplina do curso, sargento Larruscain “diferente do curso de formação, eles (sargentos) tem matérias mais técnicas. Eles serão comandantes de operação, os organizadores da ocorrência, comandantes de socorro. Eles irão passar desse patamar de soldado para até comandar pelotões”. A formação permite que os alunos se credenciem para funções de comando de pelotões e organização de operações dentro das corporações.
Cerca de 70% dos alunos foram chamados pelo critério antiguidade e outros 30% passaram por concurso interno, composto por prova intelectual e se credenciaram à formação e consequente promoção. Da região do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, apenas um aluno, da corporação de Caxias do Sul, foi selecionado para o curso. Todos os instrutores do curso são oficiais ou praças credenciados de corporações da região do 5º Batalhão.
Para o comandante regional dos bombeiros, tenente-coronel Cléber Valinodo Pereira, o fato de a corporação da cidade ter se estruturado principalmente nos últimos anos é preponderante para a realização de cursos como estes, “todos os integrantes da região do 5º Batalhão estão felizes pelo esforço dos integrantes aqui de Bento Gonçalves, para a construção de um centro de instrução, e quando nós temos um centro que busca a excelência é natural que a gente busque alunos”. Com relação ao curso de formação de novos bombeiros, a expectativa é de que cerca de 50% dos novos bombeiros fiquem na região.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21