Bento recebe cerca de 1,7 milhão de visitantes em 2019

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) da Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou nesta terça-feira, 4, números que integram o relatório do ano de 2019, com base em informações contabilizadas nas Rotas Turísticas do Destino. A Capital do Vinho recebeu no último ano 1.694.462 visitantes.

O relatório foi apresentado pelo secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, ao prefeito Guilherme Pasin, na tarde desta terça-feira, 4.

Em oito anos, o número obteve um crescimento de 150%, quando comparado aos 677.890 mil visitantes em 2012. Em relação ao ano anterior, o dado corresponde a um aumento de 12,76%.

O dado é a compilação das visitas nos atrativos urbanos e nas cinco Rotas Turísticas, que equivalem a 57,93% (981.664 visitantes) e 42,07% (712.798) do número total de visitantes, respectivamente.

Dentro dos 42,07%, a rota Vale dos Vinhedos somou a maior visitação, representando 26,13%, seguido por Caminhos de Pedra (6,93%), Vale do Rio das Antas (5,69%), e Encantos de Eulália e Cantinas Históricas (3,32%).

Outro dado que apresentou crescimento foi o de taxa de permanência, que passou de 2,02 diárias em 2018 para 2,91 diárias no ano passado. O período procurado é principalmente nos finais de semana, iniciando nas sextas com saídas aos domingos.

“O fato de haver aumento no tempo de permanência no destino impacta diretamente o número de visitantes, o que é reflexo dos números do ano passado. Quanto mais motivarmos os turistas a passarem mais tempo em Bento Gonçalves, melhor será o resultado nas taxas de visitação”, explica Parisotto.

No passado, Bento foi reconhecida com o prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City), como uma das quatro cidades mais admiradas do mundo. Também, foram vencedoras Barcelona, Porto Rico e Vancouver (Canadá).

O prefeito Guilherme Pasin comemorou os resultados. “Esses dados são frutos de um trabalho que está sendo realizado pela Administração Municipal. Nossa cidade se consagra como destino turístico no cenário nacional. Isso é reflexo do fomento e incentivo ao turismo, que é um dos nossos grandes motores do desenvolvimento econômico”, ressalta.

Perfil do visitante

De acordo com o relatório, em 2019, foram mais de 19 mil atendimentos nas Centrais de Atendimento do Turista (CAT’s). Destes, 44,76% são turistas provenientes do Rio Grande do Sul (RS), 15,55% de São Paulo (SP) e 9,59% de Santa Catarina (SC). Na sequência, visitantes do Paraná (PR) representam 5,74%, Rio de Janeiro (RJ) 5,37%, Minas Gerais (MG) 4,24%, Distrito Federal (DF) 1,56% e demais estados 13,19%.

Famílias e casal com filhos somaram o maior percentual de visitação, totalizando 47%, seguido por casal sem filhos 31%, entre amigos 19%, pessoas que viajaram sozinhas 1% e 2% que não quiseram informar.

Quando questionados sobre o canal pelo qual buscaram informações sobre a cidade, 31% já conheciam, 23,80% pela indicação de amigos, 8,59% pelo Portal do Turismo, 7,80% pelo Instagram, 7,58% pelo Facebook, 2,85% pela televisão, e demais meios de comunicação, 18,09%.

Portal do Turismo

Outro dado que apresentou crescimento foi o acesso ao portal online (www.bento.tur.br), relacionado à busca por informações sobre Bento. O número de usuários que acessaram o site chegou a 155.541 pessoas, correspondendo a um aumento de 51,90% quando comparado a 2018.

A plataforma conta com um guia da Programação Diária – onde o visitante pode consultar tudo o que está acontecendo na cidade -, notícias, informações sobre os roteiros e atrativos turísticos, além de opções de hospedagem, alimentação e lazer. Outro diferencial é que a plataforma está disponível em todos os idiomas do mundo e disponibiliza um sistema de cadastro de push, no qual todo usuário que aceitar o cadastro receberá notificações das atualizações de Bento Gonçalves.

Os países que mais acessaram foram Brasil, Estados Unidos e Japão. Os estados brasileiros que buscaram mais informações seguem a mesma ordem dos visitantes, em primeiro lugar RS, seguido por SP, SC, PR, RJ, MG e DF.

A forma de acesso foi de 64,04% por meio de dispositivos móveis e 35,96% através de computadores.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Arquivo Rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido