Com o intuito de promover uma troca de conhecimentos, contribuir com questões técnicas e divulgar os programas voltados aos pequenos agricultores do Município, as secretarias de Agricultura e de Saúde, através da Vigilância Sanitária, e em parceria com a EMATER promovem o I Seminário Regional de Agroindústria Familiar nesta quinta-feira, 28.
O evento, que reunirá cerca de 50 municípios do Rio Grande do Sul, ocorre na Fundação Casa das Artes e tem entrada gratuita para o público em geral. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever no local por meio do número do CPF, nome e data de nascimento ou por meio dos telefones (54) 3055-7169, Secretaria de Agricultura ou (54) 3452-2289, EMATER/BG.
Para os organizadores do evento o Seminário irá possibilitar agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida dos agricultores familiares, desencadeando um processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual.
O encontro contará com um ciclo de palestras apresentando os programas desenvolvidos pela Prefeitura em prol das agroindústrias familiares, como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, o Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial e o Selo Sabor de Bento. Além disso, o evento traz a Exposição de Máquinas e Equipamentos para o setor, a fim de aproximar os agricultores dos fornecedores.
O encerramento das atividades consistirá em uma “mesa redonda”, onde os profissionais da Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e EMATER apresentarão um case da atuação e do trabalho em conjunto dos programas de agroindústria familiar estadual e municipal. Após, três representantes das agroindústrias do Município darão seu depoimento sobre o tema. Ao final, será servido um coquetel.
O Seminário Regional de Agroindústria Familiar conta com o apoio do Governo Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRGS), Sindicato de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), Sicredi, Fundação Casa das Artes e das secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente e Cultura.
Programação
8h30: Recepção
9h: Abertura
9h30: Programa Estadual de Agroindústria Familiar, avanços e perspectivas – Eng° Agr° Marcio Luiz Dalbem – EMATER/RS-ASCAR e Maluza Machado Feltrin – Coordenadora do Programa Estadual de Agroindústria – SDR
10h15: Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial em Bento Gonçalves – Enólogo Thompsson Benhur Didone – EMATER/RS-ASCAR
11h15: Intervalo para almoço e visitação à Exposição de Máquinas e Equipamentos para Agroindústria Familiar – Rua Coberta (anexo à Casa das Artes)
13h30: Normas de Fiscalização – Vilar Ricardo Gewehr – Coordenador DISPOA Estadual
14h30: Case dos Programas de Agroindústrias atuantes em Bento Gonçalves:
Méd. Veterinário Cristiano Selbach – Secretaria Municipal de Agricultura/BG
Tecnólogo em Alimentos Neiton Bittencourt Perufo – EMATER/RS-ASCAR
Tecnólogo em Alimentos Rafael Vieira – Vigilância Sanitária/BG
15h45: Case de Agroindústria de Bento Gonçalves
Fonte:Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/ SMDA
CGU: maioria dos aposentados desconhece entidades que faziam descontos do INSS
Vereadores aprovam abertura de crédito para reforma de Centro de Referência de Assistência Social em Bento
Parlamentares aprovam projeto que concede reajuste aos servidores públicos municipais inativos e pensionistas em Bento Gonçalves