O projeto, idealizado pelo Gabinete da Primeira-dama, iniciou em agosto. Os encontros foram realizados semanalmente na Praça CEU, no bairro Ouro Verde. Os jovens tiveram aulas teóricas e práticas sobre diversos temas, dentre eles: saúde, informática, beleza, empreendedorismo, dentre outros. Todas as aulas foram ministradas por especialistas e pessoas capacitadas da área. Ao todo, pelo menos 15 profissionais trabalharam com os alunos.
Exemplos para a vida
O jovem Gian dos Santos, 15 anos, foi um dos adolescentes que participaram do projeto. “É um momento muito legal, que me deixa muito feliz porque sei que o curso foi muito bom, de muito aprendizado e colegas e professores maravilhosos”.
Jeisiele Cristina Martins Fontes, também, destacou sobre ter participado do curso. “O curso foi ótimo, e pude conhecer pessoas incríveis, fazer amizades que eu quero levar para a vida inteira. Foi tudo muito bom, com muita interação e aprendizado, sendo importante e proveitoso em cada momento”.
Um dos objetivos de quem participou do Transformando Vidas é de conquistar um espaço no mercado de trabalho. A jovem Emili Mariele Rodrigues Machado é um desses exemplos e está empregada há uma semana. “Esse é um momento de valorizar o que fizemos. Eu posso dizer que foram momentos que ajudaram muito, onde foi falado sobre agressões, currículos e como se portar no trabalho. Há pouco tempo conquistei um emprego numa farmácia aqui no município, o que está sendo muito boa. Foi uma oportunidade que não deixei passar. Eles estavam precisando de um jovem aprendiz, e aproveitei o momento”.
Samuel da Rosa, também está empregado, e agradeceu o momento e a oportunidade de ter feito o curso. “Foi tudo muito bom, com colegas maravilhosos, e acima de tudo, onde tivemos exemplos de como se portar no mercado de trabalho. Eu estou muito feliz porque na sexta-feira fui contratado para trabalhar num supermercado. Isso tudo depois de muita oração junto dos meus pais. É inexplicável viver um momento assim”.
A Primeira-dama Cláudia Remus destacou sobre a “importância da finalização de mais um projeto Transformando Vidas. O principal objetivo do projeto foi conquistado. Os jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, e alguns já atuam em empresas como Supermercado Apolo, Farmácia São João, Reipel e Cenci”.
Para o prefeito “esse é um momento muito especial, que conclui mais um Transformando Vidas. Foram meses de muito aprendizado, com profissionais que fazem a diferença e que estiveram dando palestra e oficinas. Hoje temos muitas oportunidades de emprego na cidade, que podem ser uma grande chance de colocação profissional par a essa meninada. E um dos exemplos que fica, com certeza é que quanto mais nos esforçarmos, maior é a nossa chance de atingirmos o sucesso, e esse jovens fazem a diferença”.
Os adolescentes foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). A ação teve como padrinhos e apoiadores o Centro da Indústria Comércio e Serviços, Sindilojas Regional Bento, Sicredi, Sicoob Meridional, Ludika Mobilia, Caitá Supermecados, Imperbras Impermeabilizações,. Pratomil Restaurantes Empresariais, Dupont Spiller Advogados, Latero Reabilitação e Saúde, Mais Bela Centro de Beleza e Saúde, Multimóveis, Shopping Center Bento Gonçalves, DiPaolo, Data Mais, Zegla, Sandrin Planejados, Re Max Serra Business, Clube São Bento, Giordani Turismo, Vera Quadros Eventos, Cooperativa Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco e José Martim Estefanon
(KPJ)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21