Bento: programação do Dia do Patrimônio segue no município

Dando continuidade à programação do Dia do Patrimônio Estadual , ocorre nesta quarta-feira, dia 16, às 19h, a atividade “Por falar em representatividade: narrativas expográficas do MUSIBG”. O momento tem grupos e instituições envolvidas como Movimento Raízes, Museu do imigrante, Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves e Associação Amigos Museu do Imigrante.

A roda de conversa tem o objetivo de criar ações de aproximação e futuras revisões expográficas da instituição e tem como público – alvo conselheiros e conselheiras do CMPTMA e Movimento Raízes. Participação via agendamento pelo telefone: (54) 3771- 4230

O coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, destaca a oportunidade de diálogo. “Numa consonância de equidade e trato com todas as culturas presentes. Levei a sugestão para o Conselho de Povos Matriz Africana para que pudéssemos compor a pauta essa parceria de fazer a coleta de materiais para poder encaminhar um espaço sobre a Cultura Negra no Museu do Imigrante. Esse encontro é justamente para ter uma discussão e quiçá consolidar efetivamente o que envolve uma nova diagramação do Museu de abrigar referências sobre a Cultura Negra”.

No dia 17 de agosto, a partir das 19h, ocorre no Museu do Imigrante a vernissage da exposição “Movi, saberes e fazeres migrantes”. A exposição organizada por Franciele de Almeida Oliveira, dentro das ações do projeto Movi, financiado via pró-cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul, acolhido como itinerância pelo Museu do Imigrante.

A exposição traz recortes do projeto Movi que teve o objetivo de problematizar as representações migrantes em Caxias do Sul, especialmente das culturas Senegalesas. O projeto conta com a curadoria de Sabrina Moreira e Tatieli Sperry.

E finalizando as atividades, ocorre no dia 18 de agosto, o Viva Museu!. A atividade tem como principal atração a visitação estendida no Museu do Imigrante que ocorre das 19h às 22h. A atividade conta com o apoio da Associação Amigos Museu do Imigrante, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e Circolo Trentino e também faz parte da programação do Cálice das Estrelas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido