Evento é realizado em parceria com o Senac, Emater, Mais Bella, Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi
Após o evento que ocorreu no Dia Internacional das Mulheres na Via Del Vino, o Bento por Elas iniciou os encontros nos distritos de Bento Gonçalves. O primeiro que recebeu a ação foi o Vale dos Vinhedos na última segunda-feira (10) e a programação prossegue em Faria Lemos, na próxima segunda-feira (17), Tuiuty (24) e São Pedro (31). Os encontros contam com a parceria da Mais Bella, Secretária da Saúde, Senac e Emater, Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi.
Na ocasião, são explanados assuntos sobre o universo feminino como prevenir o colo de útero e de mama, autoestima (abordando o cuidado financeiro e o bem-estar físico e emocional), o papel do Centro Revivi dentro da rede proteção à mulher, reposição hormonal, além de usufruir de serviços como massoterapia e Spa das Mãos.
Assunta Dionísio Fener esteve atenta aos assuntos abordados de cada fala das palestrantes. Para ela, o encontro foi “um momento que nós aqui no interior ter acesso a mais conhecimentos dos serviços, tendo abertura para saber onde procurar. Vale a pena, o aprendizado vale para toda a vida, quanto mais souber, melhor”.
Luciana Fagundes Da Silva, extensionista social da Emater, abordou sobre autoestima. “As mulheres do interior são o núcleo da família. É preciso fazer esse trabalho para criar a consciência da que é importante para a vida”.
A enfermeira Ana Paula Boldrini da Secretária de Saúde destaca de como esse trabalho informativo e preventivo auxilia na sensibilização sobre o câncer de mama e de colo de útero. “Com essas explanações, conseguimos melhor orientá-las: de quanto em quanto tempo para fazer o exame, qual a importância do autoexame, o cuidado em casa antes de uma consulta, os sintomas, os fatores de risco”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, destacou sobre a luta da violência contra a mulher. “A violência de gênero acontece em todas as camadas sociais e em todas as regiões da cidade. Ter essas oportunidades contribui para difundir as informações de como atuamos na proteção à mulher vítima de qualquer tipo de agressão”.
A Primeira-dama Cláudia Remus fala de como esse trabalho em conjunto com os órgãos públicos e entidades auxiliam na sensibilização de cuidados. “É necessário realizar um trabalho com as mulheres do interior, pois essa atenção amplia e acessibiliza informações e conhecimentos essenciais para o seu bem-estar e qualidade de vida”.
Bento por Elas no Vale dos Vinhedos contou com a presença do Secretário de Agricultura, Luis Carlos De Mari, do Secretário-adjunto de Governo, Mauro Villa e do subprefeito do Vale dos Vinhedos, Paulo Zorzi.
Programação
17/03 – 13h30 – Distrito Faria Lemos (Linha Alcântara)
24/03 – 13h30 – Distrito de Tuiuty
31/03 – 13h30 – Distrito de São Pedro
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação