As ações do bem-estar animal foram reestruturadas no Município. Através do programa “Bento Pet- Todos Juntos pelo bem-Estar Animal”, neste ano, foram realizadas cerca 4226 castrações, com mutirões e busca ativa nos bairros, 278 atendimentos de urgência e emergência, incluindo cirurgias, casos de virose, atropelamento ou envenenamento.
Em agosto a equipe do Samu Pet iniciou também as consultas eletivas de baixa complexidade, totalizando até dezembro, pelo menos 84 atendimentos. Dentre tantos atendimentos ao longo do ano, neste mês a equipe atendeu um chamado de emergência de Cledi Terezinha Flogliato, que estava com Joaquim, seu gato de estimação que estava doente, necessitando de auxílio veterinário. “O meu gato começou a ficar com o abdômen inchado, aumentando de tamanho. Neste período percebi que não estava se alimentando direito, além de diarreia. Como eu estava sem condições de pagar veterinário, entrei em contato com a equipe do Samu Pet. Eu fui muito bem atendida pelas meninas, que mostraram preocupação com o estado de saúde de Joaquim e prontamente iniciaram o tratamento. Hoje ele já está em casa bem e de repouso”.
Pâmela Celina Souza de Mello teve dois de seus cachorros tratados pela equipe do Samu Pet. Ela destacou sobre o atendimento da equipe. “O Floquinho e o Apolo estavam doentes, e lembro de entrar em contato com a equipe do Samu Pet pedindo ajuda. Toda a equipe foi bem prestativa, tratando muito bem os meus cachorros, dando todo o auxílio necessário. Por isso quero agradecer muito a equipe do Samu Pet pelo tratamento e ajuda que eles deram pro meus cachorros, esclarecendo também minhas dúvidas. Que continuem sendo essa equipe maravilhosa”.
Uma das agentes da equipe Bento-Pet, Nathalia Poletto, destacou sobre os trabalhos realizados ao longo do ano. “Estamos muito felizes e contentes com o nosso desempenho em 2022. Foi um ano bom, proveitoso e produtivo, tivemos muitas ações em prol dos animais. Conseguimos zerar nossa fila de espera e isso foi de grande valia. Só temos a agradecer e crescer cada vez mais. É um trabalho que está apenas no começo. Estamos confiantes para 2023”.
A veterinária Michelle Segatto também destacou sobre os desafios do ano. “Foi um ano muito desafiador, em que conseguimos desenvolver protocolos do Samu Pet, tirar do papel o projeto do Ambulatório e a Farmácia Pet. Ao longo do ano atendemos muitos casos de animais atropelados, envenenados, em risco de óbito. Muitos conseguimos salvar, e esses animais nos dão forças para seguir com o trabalho que estamos desenvolvendo”.
Ainda segundo Michelle “trabalhamos com pessoas de baixa renda, por isso nosso trabalho é de tamanha valia. É muito gratificante quando recebemos reconhecimento pelo nosso esforço em salvar tantas vidas, de animais que não iriam ter a chance de sobreviver.”
O atendimento no SamuPet pode ser solicitado pelo (54) 99223-1853, sendo realizado para animais de tutores inscritos no Cadastro único da Assistência Social, mediante comprovante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José M. Estefanon
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves