Bento Pet atendeu mais de 170 animais somente neste ano

O Bento Pet vem oferecendo cada vez mais atividades em prol do bem-estar animal. Nesta perspectiva, o órgão já implementou o SAMU Pet, Cão Comunitário, Casinha Solidária, entre outros projetos. De janeiro a maio deste ano, pelo menos 173 animais foram atendidos no local. Outra novidade foi que neste mês de junho iniciaram as castrações para gatos no Espaço Pet, com uma média de cinco operações por dia.

Diariamente a equipe realiza ainda atendimentos de urgência e emergência, sendo que somente na última semana, pelo menos 12 animais na referida situação foram atendidos, além das fiscalizações realizadas juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM).

Um dos objetivos do Samu Pet é de chegar à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência e emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou ao óbito. Os atendimentos destinam-se a animais de pessoas cadastradas no Cadúnico e para animais de rua, sendo que, neste caso, é solicitado que alguém fique como responsável pelo animal até ser realizado o tratamento.

Rosemary Fátima de Souza é moradora do bairro Zatt e já necessitou do serviço do Samu Pet por diversas vezes. Ela comentou sobre a importância do serviço.“É muito importante termos o cadastro único porque facilita bastante o atendimento. Eu agradeço muito porque sempre que precisei me atenderam muito bem. É muito importante o trabalho deles, porque ajuda bastante as pessoas que não têm condições”.

Camila Melo é moradora do bairro Fátima e também já precisou do atendimento da equipe do Bento Pet. Após encontrar uma gata machucada em frente a sua casa, a jovem entrou em contato com a equipe para a realização do atendimento veterinário. Hoje ela é a tutora da gata, que a chama de Nina. “Se não fosse pelo Samupet a Nina não sobreviveria, pois eu não teria como pagar por tudo isso. A Nina foi internada, fez exames de sangue, eco, foi castrada, passou por mais uma cirurgia, recebeu todas as medicações necessárias para continuar o tratamento em casa. Somos extremamente gratos a toda a equipe, as pessoas envolvidas neste projeto, a Nina recebeu o tratamento que merecia e mais uma chance de viver e recebeu um lar”.

A veterinária Michele Segato comentou sobre os trabalhos realizados pela equipe.

“O Samu Pet é um programa que surgiu com a ideia de melhorar a saúde e o bem-estar dos animais em situação de urgência e emergência. Vinculado ao Samu Pet nós possuímos as consultas ambulatoriais, destinadas aos pacientes que podem esperar um pouco para receber os atendimentos. Elas são previamente agendadas através do WhatsApp, e ocorrem no departamento, onde oferecemos as consultas e medicações disponíveis. Desde o ano passado foram realizadas em torno de 6400 castrações, 510 atendimentos destinados ao Samu Pete e mais de 300 consultas ambulatoriais”.

Quando chamar o serviço:

• Problemas cardio-respiratórios
• Atropelamento dentro de 24 horas
• Queimaduras
• Intoxicação veneno dentro de 24 horas
• Ingestão de corpo estranho
• Obstrução Urinária
• Hipertermia por insolação
• Reações alérgicas (anafiláticas)
• Quedas dentro de 24 horas
• Piometra, Parto distócito, prolapso vaginal
• Picada de animais peçonhentos
• Episódios Epiléticos
• Diarreia ou vomito com sangue ativos
• Hemorragia ativa

Como solicitar atendimento:

Para solicitar o atendimento é necessário entrar em contato pelo Whatsapp (54) 99223-1853, encaminhando as informações possíveis, incluindo vídeos e fotos, se houver. Um dos atendentes realiza a triagem identificando a emergência e a necessidade de deslocar a unidade móvel, além de prestar orientações sobre as primeiras ações.

Sendo um caso de atendimento realizado pelo Samu Pet a unidade móvel se deslocará até o local, realizará os primeiros socorros e encaminhará esse animal para continuar o tratamento na clínica veterinária conveniada.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Jornalismo Difusora / PG

error: Conteúdo Protegido