O Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) divulgou na quarta-feira (25), os dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O indicador, com base nos dados de 2020, calcula a situação socioeconômica do Estado a partir de dados relativos à Educação, Saúde e Renda.
Entre os componentes do Idese para Bento Gonçalves, o bloco Saúde permanece com o desempenho mais elevado, passando de 0,901, em 2019, para 0,906, em 2020. Permanecendo como o primeiro colocado nos Municípios acima de 100 mil habitantes. No quesito renda, Bento ocupa a terceira posição com 0,797. A educação apresentou índice 0,766, alcançando o quinto lugar. Em ambos, o Município subiu uma posição no ranking.
No ranking geral, a cidade alcança o segundo lugar, nos Municípios acima de 100 mil habitantes, obtendo o índice 0,823.
O Idese é um índice que tem por objetivo medir o grau de desenvolvimento dos municípios gaúchos, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos quanto ao desenvolvimento nestas três áreas citadas. Sua divulgação incluiu também os indicadores por Coredes, além de outras regionalizações importantes para o planejamento, como as Microrregiões do IBGE, Regiões de Saúde, Educação, etc.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES