Bento permanece com a melhor saúde dos municípios acima de 100 mil habitantes

O Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) divulgou na quarta-feira (25), os dados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). O indicador, com base nos dados de 2020, calcula a situação socioeconômica do Estado a partir de dados relativos à Educação, Saúde e Renda.

Entre os componentes do Idese para Bento Gonçalves, o bloco Saúde permanece com o desempenho mais elevado, passando de 0,901, em 2019, para 0,906, em 2020. Permanecendo como o primeiro colocado nos Municípios acima de 100 mil habitantes. No quesito renda, Bento ocupa a terceira posição com 0,797. A educação apresentou índice 0,766, alcançando o quinto lugar. Em ambos, o Município subiu uma posição no ranking.

No ranking geral, a cidade alcança o segundo lugar, nos Municípios acima de 100 mil habitantes, obtendo o índice 0,823.

O Idese é um índice que tem por objetivo medir o grau de desenvolvimento dos municípios gaúchos, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos quanto ao desenvolvimento nestas três áreas citadas. Sua divulgação incluiu também os indicadores por Coredes, além de outras regionalizações importantes para o planejamento, como as Microrregiões do IBGE, Regiões de Saúde, Educação, etc.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido