Bento passa a ter equipamento de ponta para esterilização de materiais

Ter uma saúde cada vez com mais qualidade e para todos tem sido um dos objetivos do Governo Municipal. Na última semana o Setor de Saúde Bucal, da Secretaria da Saúde, adquiriu uma autoclave de grande porte (200 litros), aumentando a capacidade de esterilização do serviço.

A coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Giovana De Bacco, explicou sobre a aquisição do aparelho. “Por conta da pandemia, vários processos de trabalho precisaram ser reorganizados. O rigor nos processos de descontaminação e esterilização foi aumentado. Neste cenário, o Setor de Saúde Bucal aumentou muito o volume de materiais esterilizáveis. Nada mais justo que contribuir para a aquisição de equipamento que aumentasse a capacidade de esterilização central da SMS”.

Ainda de acordo com a Coordenadora do setor, “a chegada desta nova autoclave praticamente triplicou a capacidade diária de esterilização do serviço. Além de comportar o dobro da quantidade de materiais por ciclo, o tempo é menor”.

A secretária de Saúde, Tatiane Mistutini Fiorio, destacou sobre a importância da aquisição do aparelho. “Ele tem uma capacidade duas vezes maior de fazer a esterilização de instrumentos e materiais, utilizando um terço do tempo que se utilizava com o equipamento que tínhamos anteriormente”.

A Secretária salienta ainda que “é uma aquisição muito importante que vai dar agilidade, proporcionar às equipes de ter uma condição de utilização de material muito mais rápida, podendo atender um volume de pacientes maior, com a mesma capacidade instrumental que temos atualmente”.

O equipamento segue todos os padrões de esterilização exigidos pela Anvisa.

Vantagens da nova autoclave

Maior Capacidade de processamento: a anterior comportava uma carga de 90 litros, já a nova tem 200 litros

Agilidade: três vezes mais rápida, Tempo de ciclo de 45 minutos;

Maior segurança do processo: Todo o ciclo é monitorado e com isso garante a eficácia da esterilização

Processo mais digital

Impressora incorporada: todas as etapas do ciclo são registradas e com isso garante rastreabilidade dos pacotes

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação ASCOMBG

(RM)

error: Conteúdo Protegido