Bento Gonçalves é o primeiro município do Estado a oferecer essa modalidade e entre os primeiros do país
O investimento numa saúde pública de qualidade, com profissionais altamente capacitados e equipados, é um dos objetivos do Governo Municipal. Com essa premissa, e pensando em oferecer um atendimento ainda mais ágil e qualificado, neste mês o SAMU do município passou a contar com uma viatura intermediária de atendimento, resultando num suporte a mais nas ocorrências diárias envolvendo acidentes. No sistema intermediário a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. A equipe do SAMU conta atualmente com 10 técnicos, 8 enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores.
A Coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, explicou sobre as vantagens oferecidas com a viatura intermediária.
“Destinada ao atendimento dos pacientes críticos na ausência do Suporte Avançado de Vida, a intermediária busca associar as competências profissionais às necessidades dos pacientes de maior complexidade, permitindo a realização de práticas avançadas e medicações, sob orientação da Central de Regulação das Urgências (CRU), pois conta com enfermeiro que é capacitado para fazer uma avaliação mais criteriosa da vítima, além de procedimentos invasivos que o técnico não pode fazer”.
A Coordenadora destaca ainda que “o suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta aos pacientes críticos. A viatura tem mais medicações e materiais complexos do que a básica, dando a possibilidade para procedimentos mais invasivos”.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destaca sobre a nova modalidade de atendimento do SAMU.
“A gente qualifica ainda mais o nosso serviço de atendimento de urgência e emergência. Bento já foi pioneiro quando instalou a regulação remota do SAMU, o que reduziu o tempo resposta de atendimento no município, e agora estamos mais uma vez inovando com a equipe intermediária dando mais uma possibilidade de atendimento para as pessoas que precisam nas ocorrências que têm necessidade”.
O reconhecimento do suporte intermediário de vida
Em fevereiro saiu a resolução 688/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reconhecendo o suporte intermediário de vida do SAMU, e possibilitando que os municípios de todo o país tenham essa possibilidade de atendimento. Bento Gonçalves é o primeiro município do Estado a oferecer essa modalidade e entre os primeiros do país.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21