Bento: Paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário organizam cronograma das celebrações de Finados

No dia 02 de novembro estão programadas quatro Missas e, ao longo do mês, comunidades que têm cemitério terão os túmulos abençoados

As paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, comunicam o cronograma das celebrações para a segunda-feira, 02 de novembro, quando a Igreja faz memória dos fiéis que já partiram. Para o dia de Finados estão programadas quatro Missas, sendo às 08h30min, na igreja matriz de Faria Lemos, às 09h e 16h, no Cemitério de São Roque e às 19h, na igreja matriz São Roque.

Em reunião com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) do município de Bento Gonçalves, foi organizada a programação das Missas no Cemitério de São Roque. A prefeitura, que administra o espaço, irá garantir que todos possam rezar em segurança.

Para uma melhor organização no contexto da pandemia, a equipe paroquial organizou a visita às comunidades que têm cemitérios da seguinte forma: logo após celebrar a Missa mensal em cada capela, o padre irá se deslocar até o cemitério para fazer uma prece e abençoar os túmulos. Para o dia 02 de novembro, é sugerida a oração do Terço, sempre levando em conta a segurança e a saúde de todos.

Além disso, a Santa Sé publicou decreto, por mandato especial do Papa Francisco, que estabelece que, neste ano, para evitar aglomerações onde forem proibidas, a Indulgência Plenária para aqueles que visitam um cemitério e rezam pelos defuntos, ainda que apenas mentalmente, pode ser transferida para outros dias do mesmo mês até seu término.  A Penitenciaria Apostólica decretou que a Indulgência Plenária de 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos para aqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o “Pai-Nosso” e o “Credo”.

De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, o tempo da pandemia exige, além de orações aos entes queridos, cuidado com a vida daqueles que estão em nosso meio. “Desejo que todos façam uma boa memória, uma bela oração por quem já partiu e quando forem visitar os cemitérios, nas comunidades, que possam cuidar da própria vida, fazer sua prece em momento que não haja aglomeração”, pontua.

Em anexo a programação de Missas de novembro nas paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário.

Fonte: RUAH Comunicação/Assessoria de Imprensa das Paróquias São Roque e Nossa Senhora do Rosário

Foto: Daniel Anderson

error: Conteúdo Protegido