A exposição apresenta uma panorâmica dos 73 anos de vida do artista Giba Giba, através de fotos de família, objetos de uso em suas rotinas pessoais, objetos cênicos e figurinos de apresentações, fotos do festival que reintroduziu o sopapo na cultura gaúcha – o Cabobu, o sopapo do Giba Giba e um vídeo do filho do músico, Eduardo Nascimento tocando o instrumento, entre outros elementos museográficos que apresentam a história e o pensamento deste protagonista afro gaúcho, agraciado pelo Prêmio Açorianos de Música de 1993.
De acordo com sua idealizadora, Sandra Narcizo, Giba Giba é uma personalidade negra, que por 60 anos resgatou, promoveu e tocou o SOPAPO, tambor, genuinamente gaúcho, que é hoje considerado Patrimônio Imaterial da Cidade de Pelotas e que ruma ao reconhecimento de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul. Giba Giba deixou um vasto legado, na arte e na história, ao resgatar a importância cultural do instrumento, culminando no festival CABOBU.
A exposição Giba Giba, O Guardião do Sopapo, em itinerância, será inaugurada no próximo dia 9 de agosto, às 19 horas, no Museu do Imigrante, R. Herny Hugo Dreher, 127 no Bairro Planalto em Bento Gonçalves, ficando disponível para visitação até 9 de setembro.
Horário de visitação: de terça à sexta: 08h00-17h00 e sábados das 08h00-12h00 de tarde das 13h00 às 17h.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves