O Museu do Imigrante lançou no início de junho um desafio fotográfico para comunidade a exercer seu a criatividade e olhar sobre qual imagem fotográfica representa os dias das pessoas nesse cenário sanitário tão delicado. Por meio desta proposta, nasceu o projeto visual “Cliques da Quarentena”, onde as imagens do cotidiano revelam diversas faces e formam um coletivo lírico. A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural.
A mostra está dividida em duas galerias Detalhes e Olhares, onde cada imagem revela o ato, a beleza, a vida, acompanhada de um relato de mensagens ou poesia. Assim, conhecemos a professora que segue sua lida docente no Ensino Remoto, a senhora que faz crochê, novas poetisas, flagrantes de animais e insetos inseridos em seu habitat e no espaço urbano, formas de luz e sombras.
De acordo com a museóloga Deise Formolo “os registros expressam um exercício sensitivo e documental sobre o porvir, sobre momentos que no frenesi do dia a dia não estávamos conseguindo ver, sobre uma pausa para apreciar o pôr do sol, as formas da natureza, o que está ao nosso lado. As duas galerias permitem uma melhor fruição das imagens, no sentido que o filósofo francês Georges Didi-Huberman nos propõe a experiência artística: olhando as imagens e deixando-se olhar por elas”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, coloca que “é muito interessante a relação que muitos de nós estão tendo com essa pandemia. E a fotografia, por meio de celulares, tablets, máquinas fotográficas, nos traz um recorte dentro da nossa realidade. É o projeto consegue aproximar o Museu do Imigrante com a comunidade reforçando sua atuação de fomento de atividades”.
Participam da mostra virtual Cliques da Quarentena: André Alves, Andre Ricardo Ferreira Serafim, Angela Maria Marini, Caroline Ferri, Clarice Tieppo Sberse, Cristiane Bertoco, Deise Formolo, Diogo Francisco Dubiela, Eloisa Onzi, Fátima Rejane Aver Bortolini, Flávio Luís Greselle, Isis Rita de Vasconcelos Borges, Jair Stangler, Marilene Dettoni Marini, Pâmela Daiane Weschenfelder, Raquel Rodrigues de Oliveira, Sabrina da Silva Teixeira, Sabrina de Lima Greselle, Sandro Giordani, Silon Mailon da Silva e Simone de Fátima Aver.
Confira a mostra por meio deste link que ficará disponível de forma permanente: https://cliquesdaquarenten.wixsite.com/website
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos/Artes: Divulgação/Museu do Imigrante
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos