O Museu do Imigrante dá continuidade às publicações dos vídeos-oficinas do projeto Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves, nesta sexta-feira, dia 4. O tema é Pesquisa Histórica e objetiva apresentar etapas e eixos do assunto, evidenciando a importância dos estudos históricos.
Assim, busca-se por meio de estudos históricos e arquitetônicos iniciar a atualização e complementação do atual inventário existente, datado de 1994. Além disso, o projeto expande as noções patrimoniais existentes no antigo inventário, potencializando a valorização de diferentes influências culturais que se fizeram presentes no município, entre as quais, a arquitetura italiana, a polonesa e a ferroviária.
A museóloga Deise Formolo destaca que “a pesquisa história auxiliará na construção dos sentidos do projeto, ou seja, nos ajudará a entender o que, como e porque preservar determinadas casas antigas. É preciso se manter essas características como vistas no interior de Bento Gonçalves e no espaço urbano que identifica no tempo-espaço a origem da cidade”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, observa que “é de nossa competência promover a Educação Patrimonial visando sua preservação e valorização. Laços Patrimoniais, entre outros objetivos, tem esse caráter de ser uma política pública que possibilita ter indicadores como abarca outras áreas como a cultural, artística, turística e paisagística”.
Na próxima semana, a equipe publicará a última oficina desta etapa do projeto que abordará os aspectos históricos dos locais da pesquisa, segunda parte.
O projeto “Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” recebeu recursos de R$ 50 mil da Secretaria de Estado da Cultura, sendo selecionado no âmbito do Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”.
A oficina estará disponível na página do facebook do projeto: https://www.facebook.com/La%C3%A7os-Patrimoniais-107751601027534
Email do projeto: laçospatrimoniaisbg@gmail.com
Para mais informações, contate por meio do telefone do Museu do Imigrante: (54) 3451.1773
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Arte: Divulgação/Museu do Imigrante
Aedes Aegpty: ações preventivas contra a dengue seguem nos bairros de Bento Gonçalves
Hospital Tacchini é homenageado na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves pela passagem dos 100 anos
MORRE NO HOSPITAL JOVEM VÍTIMA DE ACIDENTE NA VRS-813, ENTRE FARROUPILHA E GARIBALDI