Moradores da Tv. Reviglio Toniollo, no bairro São Roque, em Bento Gonçalves, voltaram a sofrer com problemas de alagamento após o forte temporal que atingiu o município nesta sexta-feira, dia 11.
Pela manhã, um grupo de pessoas havia bloqueado a passagem de veículos em forma de protesto, por conta da demora da prefeitura em finalizar uma obra de troca de tubulação no local, o que causava dor de cabeça aos moradores devido a poeira deixada pelos veículos que passam pelo local, usado como desvio das obras do túnel de acesso ao bairro São João.
A obra no local era justamente para impedir que novos alagamentos ocorressem, já que em outras oportunidades residências foram invadidas por água e lama. Nesta sexta, após o temporal o fato voltou a ocorrer. Casas foram inundadas e muita lama invadiu as residências.
Ainda no início da tarde a reportagem da Rádio Difusora entrou em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves, que explicou, através do secretário de Viação e Obras Públicas, Carlos Quadros, que a rede de esgotamento pluvial da via é antiga e em virtude das obras do túnel foi necessário redimensionar, instalar uma nova rede de tubulação com diâmetros maiores para evitar rompimentos
“Nós já tivemos nessa rua, em duas ocasiões, o rompimento da tubulação, porque no final da rua na ligação com as obras do túnel, é preciso fazer uma contenção, então a secretaria foi acionada para resolver essa situação de forma definitiva. Ocorre que no final do trecho nós nos deparamos com uma rocha e com a passagem de uma adutora da Corsan, então precisamos de um equipamento apropriado para rompimento dessa rocha, sem atingir a adutora”.
Segundo o secretário, na próxima segunda-feira, inicia o trabalho de rompimento da rocha para instalação da caixa de passagem, para posterior conclusão do serviço, que deve ser finalizado até o final da semana.
O secretário salienta ainda que a via é destinada para tráfego dos moradores, e não como desvio das obras do túnel “entendemos que toda obra causa certo transtorno para a população, especialmente para os moradores, mas reforçamos que esse local desde o princípio das obras do túnel foi destinado para tráfego dos moradores, não é local para tráfego intenso de veículos”.
Com relação a poeira causada pelas obra de troca de tubulação o secretário afirmou entender a revolta dos moradores “compreendemos a situação de que em função do tempo seco existe poeira, existe transtorno para os moradores, mas estamos trabalhando para resolver de forma definitiva a situação da rede de drenagem desta rua”.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
Fotos: Reprodução redes sociais
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21