Daniel Grajew
Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto.
Fábio Leal
Começou os estudos aos 14 anos de idade e desde o começo teve como inspiração o jazz e a música brasileira. Em 2000 forma o grupo Mente Clara, que é conhecido pelas suas composições ricas em ritmos e harmonias e no decorrer da sua carreira gravou 6 Cds, todos com arranjos e composições próprias.
Carlos Aguirre
Carlos Aguirre é um compositor argentino, autor de obras que vão desde a canção até a música instrumental com uma atmosfera de câmara.
Em cada etapa de seu caminho convivem diferentes formações grupais, com as que desenvolve diferentes facetas de sua busca musical. Além de seu projeto solo, que inclui a edição de nove trabalhos discográficos, Carlos Aguirre compartilhou projetos artísticos com Luis Salinas, Juan Quintero, Silvia Iriondo, Quique Sinesi, Francesca Ancarola, Jorge Fandermole e Yotam Silberstein, entre outros.
Sua abundante obra musical se reflete em três discos com o Carlos Aguirre Grupo (“Crema, Rojo e Violenta), um de piano solo (“Caminos), um trabalho em dupla com Francesca Ancarola (“Arrullos”), uma produção discográfica solo com convidados (“Orrillania”), um com o Carlos Aguirre Trio (“Calma”), um em formato solo (“La Musica del Agua”), um em trio com André Mehmari e Juan Quintero (“Serpentina”) e um em dupla com o guitarrista Yotam Silberstein (“En el Jardin”).
Instrumental Picumã
O “Instrumental Picumã” traz uma proposta que consiste em retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao estado do extremo sul brasileiro. O grupo formado por: Paulinho Goulart no acordeon, Matheus Alves no violão, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo e Bruno Coelho na percussão; busca valorizar a sonoridade típica da música regional, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da sonoridade afro-brasileira. No repertório,composições autorais, além de releituras de compositores brasileiros e latinoamericanos.
Dunia Elias
Dunia Elias é conhecida pelo público gaúcho como uma artista original, que se expressa como pianista, compositora e atriz-pianista, tendo sido várias vezes premiada em festivais, no Rio Grande do Sul e fora dele. Sua música retrata a identidade sonora do sul do Brasil, no pedaço de mundo contido entre Brasil, Argentina e Uruguai – a vasta região do Pampa, onde as fronteiras geográficas se confundem e se diluem. Música com tempero jazzístico.
Filó Machado
Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, com 50 anos de carreira, 13 CDs lançados e 1 indicação ao Gammy Latin Jazz, recebe o merecido título de “Mestre da Música”. Ao longo de sua carreira, apresentou-se em dezenas de países. Dividiu palco com nomes como: Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai e outros. Nas gravações de discos, parcerias com: Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, Jorge Vercillo, Kenny Barron, SWR Big Band Stuttgard, Warvey Waynapel.
Uiliam Michelon Quarteto
O quarteto, que tem como foco a música instrumental, foi fundado em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, em 2015, pelo acordeonista e compositor Uiliam Michelon, com o objetivo de promover e incentivar a produção de música autoral fora dos grandes centros e desenvolver o público para as artes em geral. Além de Uiliam (acordeon e direção musical), conta com Gleidson Dondoni (bateria), Rodrigo Ziliotto (baixo) e Rafael Diniz (violão e guitarra).
Yangos
O Yangos , quarteto formado em 2005 e integrado por Cesar Casara (pianista), Cristiano Klein (cajón e bombo leguero), Rafael Scopel (acordeon) e Tomás Savaris (violão) é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira em seu jazz latino repleto de referências da música da América do Sul, sendo o quarteto reconhecido como criador de um novo estilo dentro da música de raiz, tanto por sua musicalidade quanto pela performance ao vivo.
Serviço
Bento Jazz & Wine Festival
Dias 03 e 04 de dezembro de 2022
Abertura oficial: 17h do dia 3 de dezembro, sábado
Abertura do evento todos os dias a partir das 15h
Início dos Shows: 18h até 23h50
Local: Rua Coberta
Entrada franca
Programação
► 03 de dezembro – Sábado
Patrícia Vargas e Grupo (Getúlio Vargas) 18h às 19h
Daniel Grajew & Fábio Leal (SP) 19h15 às 20h15
Carlos Aguirre (ARG) 20h30 às 21h30
Instrumental Picumã (RS) 21h50 às 22h50
► 4 de dezembro – Domingo
Dúnia Elias e Grupo (POA) 18h às 19h
Uiliam Michelon (Vacaria) 19h15 às 20h15
Filó Machado (SP) 20h30 às 21h30
Yangos (Caxias) 21h50 às 22h50
+ DJ ZONATÃO nas trocas de Palco e apresentação da Orquestra PercBento na abertura do Evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Card: Divulgação/Bento Jazz & Wine Festival
(KPJ)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21