Bento já atua na construção do Plano Municipal da Infância e Adolescência

O município de Bento Gonçalves está tratando do processo de construção do Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA). Esta foi a pauta de um encontro na semana que passou, com o prefeito Guilherme Pasin, além de representantes das secretarias de Educação, Saúde e Habitação e Assistência Social. Estiveram presentes as secretárias de Educação, Iraci Luchese Vasques, de Habitação, Milena Bassani, o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Alissandro Fontoura e a equipe responsável pelo PMIA.

A elaboração do Plano é um dos passos a serem dados pelo Município a partir da adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que tem o objetivo de implementar ações que resultem em avanços na garantia dos direitos e na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O projeto está dividido em três eixos: Gestão Pública, Políticas Sociais e Agenda.  Entre as ações estão alimentação saudável, tema que é destaque no Município com a aquisição de alimentos da agricultura familiar; acesso de qualidade na Educação Infantil, prevenção e enfrentamento a violência, esporte e lazer, que agregadas ao que já é realizado no contraturno escolar, ampliam o atendimento, entre outras.

O Prefeito Guilherme Pasin salientou a importância do trabalho. “Estamos construindo um plano concreto, onde a maior parte das metas já tem cumprimento, visando sempre à qualidade de vida para o presente e o futuro. Acredito que governar é priorizar a educação com ótimo nível para crianças e adolescentes”, ressalta. Além disso, a proposta prevê o fortalecimento de Conselhos de Direitos e Tutelares.

O próximo passo é a realização de audiência pública, envio do Plano ao COMDICA e aprovação na Câmara de Vereadores.

Histórico

O Programa Prefeito Amigo da Criança é uma iniciativa da Fundação Abrinq que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do site da Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

error: Conteúdo Protegido