“Sempre escrevi muita poesia, mas estava faltando algo da prosa. Li muitos romances e inúmeros contos. Acabei pegando gosto pelo gênero. Demorei dez anos para publicar”, nos diz Ismael Sebben que lança sua primeira obra “Perfumes e Moscas”, contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura, no dia 8 de outubro durante a 35ª Feira do Livro.
Composto por 21 contos, o livro traz o real e o insólito onde emerge histórias de amor, morte, ódio entre irmãos, mistério e vingança, carregados de um simbolismo por meio da cegueira, da ostra, da chave, da casa, e, claro, por insetos como moscas e formigas. Acompanha a obra um QRCode que acessa seis contos narrados pelo próprio autor.
Na jornada de suas produções, Sebben percebeu que “eu usava muitos insetos em meus textos. E alguns cheiros. Então, comecei a pensar, de forma tardia, em como os contos poderiam se ligar. Como escrevi os contos sem pensar nas ligações, teria de ter algo que poderia entrelaçá-los. E para isto escolhi as moscas e os perfumes, algo que transitasse pelas páginas do livro. Ainda assim, alguns personagens também fazem isso: transitam entre os contos”.
Sobre Sebben, Tabajara Ruas, escritor e cineasta, diz: “Neste tempo da Grande Pandemia, vírus novo e política antiga, a inércia domina os espíritos e a desesperança fecha os corações. Mas não de todos. Há os que protestam, que pintam, que filmam, que compõem. Ismael Sebben escreve. (…)”
“Perfumes e Moscas” é publicado pela Editora Libreto e tem textos assinados pelo escritor e cineasta Tabajara Ruas (contracapa), pelo jornalista e radialista Juliano Dupont (orelha), apresentação do escritor, doutor em Letras e professor Douglas Ceccagno, e ilustrações de Fábio Valle. O projeto ainda contou Rogério Rodrigues na equipe com o produtor cultutal, o músico Darlan Macedo que compôs uma das trilhas de um dos contos, e a design gráfico de Clô Barcellos, proprietária da Libretos.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “Ismael Sebben é um artista plural. Participou de montagens teatrais daqui e em São Paulo, além de ser formado em Letras. E agora nos brinda com essa nova faceta de escritor lançando sua primeira obra pelo Fundo Municipal de Cultura que cumpre sua função de incentivar os talentos e sonhos que as pessoas almejam alcançar”.
Serviço
Lançamento da obra “Perfumes e Moscas”, de Ismael Sebben, na 35º Feira do Livro de Bento Gonçalves
Quando: 8 de outubro
Horário: 18h30
Onde: Plataforma YouTube (canal Feira do Livro BG)
– Livro disponível na livraria @DomQuixote ou direto com o autor (54) 9.9635.3230
Link com frete: https://pag.ae/7Wn5vNp4s
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/Ismael Sebben/Crédito da foto: Haos BG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor