Desde 1999, foi instituído o dia 28 de maio como o Dia Internacional do Brincar. O Brincar está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, juntamente com o conviver, o explorar, o participar, o expressar e conhecer-se. E, geralmente, as escolas, estendem essa data para a semana, onde se promove uma série de brincadeiras que incentive a criatividade, onde a criança possa fazer uma leitura de mundo.
Dessa forma, Juliana Dal Mas Detoni, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, ressalta que “permitir que a criança brinque é um ato de amor. Conduzir e incentivar essa atitude é respeitar e valorizar a vida em seu ciclo normal. Por meio do brincar ela aprende, experimenta o mundo, as possibilidades, as relações sociais, além de elaborar sua autonomia de ação e organizar as suas emoções”.
Este ano, com as especificidades da suspensão das aulas devido ao Coronavírus, a Rede Municipal de Ensino por meio do Ensino Remoto orientaram os pais ou responsáveis a realizar atividades juntamente com os pequenos com os materiais de fácil acesso às famílias, como panelas, panos, caixas, etc. E o feedback está sendo positivo. “É o brincar livre com massa de modelar, com recursos como fibras, almofadas, jornal, entre outros materiais que temos usualmente nas nossas residências. E é gratificante ver como estão participando junto com os seus filhos e filhas, de entrar nessa construção do imaginário e da criatividade”.
A secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques observa que “o Brincar é uma atividade séria que precisa ter o seu espaço no desenvolvimento da criança. Não pode ser negligenciada e os nossos educandários respeitam esse princípio que vai de encontro ao tempo da infância, de seus direitos essenciais de viverem plenamente”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS