Mês foi o terceiro do ano a registrar saldo negativo, mas cidade segue como a 10ª que mais gerou oportunidades no RS
Com dados de novembro de 2023, o Observatório da Economia (OECON) mostra, em seu novo boletim, que mesmo Bento Gonçalves registrando saldo negativo de empregos naquele mês (-23), o município conseguiu se manter como o 10º maior gerador de oportunidades no Rio Grande do Sul no ano.
Apesar da forte retração em comparação a outubro, quando houve a criação de 227 empregos, o município acumula no ano mais de 1,2 mil postos de trabalho gerados. O número, entretanto, é inferior se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e novembro de 2022, o quadro era 24,1 % superior. “Isso evidencia a redução no ritmo de crescimento”, aponta o autor do relatório, Fabiano Larentis.
O mês de novembro foi o pior da indústria até agora e o terceiro do ano a registrar desempenho no vermelho. O setor alcançou sua pior performance, registrando -87 vagas de saldo, superando os resultados de março de 2023. Assim, a indústria registrou pela quinta vez nos 11 meses do ano analisados até agora, marca negativa no saldo de emprego. O setor moveleiro foi quem mais contribuiu negativamente (-47), seguido pelo setor de borracha e plástico (-39).
Já os segmentos de serviços (+38), construção (+10) e comércio (+14) encerraram novembro registrando saldos positivos – entretanto, apenas o último teve performance superior ao mês de outubro.
O boletim do OECON, vinculado ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), também mostra bom desempenho no contingente de mão de obra empregada no município. Ao todo, são 49.352 postos de trabalho, marca 2,6% superior ao fechamento de 2022. Somados ao número de MEIs, o total pula para 61.904 registros. “A participação dos MEIs fica em 20,3%. Ou seja, a cada quatro empregos formais no município, temos um MEI”, constata Larentis.
Crédito e texto: Exata Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves