Desde a sua estreia em 2019, seguida pela parada em função da pandemia de 2020 a 2023, a cidade de Bento Gonçalves volta a sediar o festival mundial de divulgação científica Pint of Science em 2024, que ocorrerá de 13 a 15 de maio.
Liderado pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e pela Universidade de Caxias do Sul, o evento visa a aproximar a sociedade da ciência de forma descontraída e acessível, através de um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público, proporcionando uma experiência única e divertida, que acontecerá nos seguintes locais: Complexo da Estação, Serra Comedy Club e Denver BBQ Jimmy Eagle.
Para Rodrigo Monteiro, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e coordenador local do evento, é um agradável desafio para instituições de pesquisa e ensino a sua promoção. “É uma grande oportunidade para a população bento-gonçalvense. Discutiremos desde nossa primeira vocação, a vitivinicultura, ao segmento industrial que tanto se destaca por aqui, passando, claro, pela sustentabilidade”, pontuou. Ele complementa que o evento será um espaço privilegiado para expandir horizontes e fortalecer relações com base na ciência, que move as pessoas e o mundo.
Confira como será a programação:
– Na 1ª noite, 13 de maio, o tema será “Enovação”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “As uvas do futuro para uma vitivinicultura sustentável”, com Giuliano Elias Pereira (Embrapa Uva e Vinho) e “Uva Peverella: uma jornada da Itália para o Brasil”, com Bruno Cisilotto (IFRS). O encontro acontecerá no Complexo da Estação (R. Duque de Caxias, 148 – Cidade Alta).
– Na 2ª noite, 14 de maio, o tema principal será “Tecnologia”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “IA:Transformando a realidade em ficção científica”, com Rafael Ramires Jaques (IFRS) e “Smart Materials: inovadores e sustentáveis”, com Maurício Schäfer (UCS). O evento acontecerá no Serra Comedy Club (Rua Etttore Giovanni Perizzollo 144 – Progresso).
– Na 3ª noite, 15 de maio, o tema principal será “Sustentabilidade”, com as seguintes apresentações e palestrantes: “Magia na colmeia: o poder secreto das abelhas”, com Régis Sivori Silva dos Santos (Embrapa Uva e Vinho) e “Emergências Climáticas e as Cidades do Futuro”, com Ana Cristina Fachinelli (UCS), no Denver BBQ Jimmy Eagle (Tv. Carazinho, 50 – Cidade Alta).
Sobre o Pint Of Science:
Como surgiu o evento: Da Inglaterra para o mundo – Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science, com a primeira edição acontecendo na Inglaterra em maio de 2013.
No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa pela primeira vez em uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país, até que veio a pandemia de Covid-19, o que obrigou a adaptação do modelo para versões online.
Em 2019, Bento Gonçalves entrou no mapa do Pint of Science, sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Clique aqui para saber como foi a edição de 2019, em Bento Gonçalves. O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival mundial de divulgação científica Pint of Science este ano: 179 municípios de todas as regiões do país vão brindar a ciência. A expectativa é que cerca de 25 mil pessoas participem do evento.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Viviane Zanella
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves