Capacitações tiveram como público-alvo profissionais das áreas de Segurança, Assistência Social, Saúde e Educação
Na terça-feira (13), o Auditório do Ministério Público de Bento Gonçalves recebeu o Projeto CAO na Estrada, do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do MPRS. O projeto foi criado em outubro de 2023 com o objetivo de atender os municípios que não possuem rede de enfrentamento e capacitou mais de 2 mil pessoas.
Na ocasião, os profissionais das áreas da Segurança, Assistência Social, Saúde, COMDIM, tiveram palestras de sensibilização de Direitos Humanos e relações de gênero, sendo a primeira “Atuação em rede com perspectiva de gênero para a proteção dos direitos das mulheres”, com a Dra. Ivana Moraes Battaglin; e a segunda, “Formulário Nacional de Avaliação de Risco: análise, gestão do risco e construção de plano de segurança para a vítima”, com a psicóloga forense Karen Netto.
Ivana Machado Moraes Battaglin, promotora de Justiça e idealizadora do projeto, destaca sobre a necessidade de criar espaços de debate sobre como a violência de gênero está tão presente. “Falar de formas e ciclos de agressões contra a mulher é importante. No entanto, precisamos dar um passinho para trás: entender como estamos socializando meninos e meninas. É parar para refletir de como o patriarcado foi construído. Precisamos rediscutir os papéis de gênero os quais são estereotipados”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold, esteve, junto com a equipe, nas capacitações. Ela enfatiza que “para nós que representamos os órgãos públicos de proteção e de enfrentamento, a capacitação do MPRS nos proporciona ampliar nossos conhecimentos, informações, subsídios e atualizações que aprimorem o nosso trabalho. A violência de gênero é progressiva e precisamos estar sempre preparados”.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
UCS vai implantar microvinícola em parceria com prefeitura de Flores da Cunha
Receita da Sorte vai distribuir mais de R$ 790 mil em prêmios durante o mês de julho
Deputado Pasin solicita ação imediata para recuperar trecho crítico da ERS-431