Bento Gonçalves recebe título de “Comune Onorário Del Veneto”

Durante o encontro também foi intituído o comitê para organização das comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Bento Gonçalves recebeu uma comitiva do Vêneto, na Itália. O objetivo do encontro foi oficializar a cidade como “Comune Onorário Del Veneto” e instalar a Comissão Organizadora das Comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana.
Estiveram presentes o Prefeito Diogo Siqueira, vice Amarildo Lucatelli, secretário de Turismo Evandro Soares e secretários Municipais, Secretário de Estado do Governo do Veneto Cristiano Corazzari, Presidente da Primeira Comissão da Assembleia Legislativa da Região do Veneto Luciano Sandonà, diretora da Diretoria do Patrimônio, Atividades Culturais e Esporte Fausta Bressani; Presidente da Associação Veneti nel Mondo Aldo Rozzi Marin; e Coordenadora Geral da Associação Veneti nel Mondo Anna Turcato; professor Cesar Augusto Prezzi e o presidente do Círcolo Veneto Tiago Domeneghini. Além de representantes de entidades e associações.
O Prêmio Comune Onorário del Veneto foi conquistado, em 2019, no Governo do então prefeito Guilherme Pasin, com auxílio do professor César Augusto Prezzi. Foi instituído pela Lei regional número 30 de 12 de setembro de 2017 que determinou a constituição do “Registro Regionale dei Comuni Onorari del Veneto”. O primeiro município a receber a distinção foi Arborea na Sardenha em 2018.
Para o presidente do Círcolo Vêneto Tiago Domeneghini, que acompanhou a comitiva, o “nosso município, ao qual a responsabilidade é grande de manter a cultura, não só a italiana, mas as demais que fazem parte do município, é uma tarefa difícil e importantíssima, porque é dela que a gente resgata a memória dos antepassados, com o início da imigração, lá em 1870, da onde a cucanha, o termo usado para o sonho dos nossos imigrantes italianos eram aqui, enraizar a sua família, ter a sua propriedade, ter aonde cultivar o seu alimento e com isso fez a prosperidade, não só de Bento Gonçalves, mas toda a região. Agradecemos, então, à região do Vêneto, pela honraria. Essa é a bela simbologia da cucanha de nossos antepassados”.
Conforme o deputado Sandonà, autor da legislação, o “Registro de Municípios Honorários foi criado para melhorar as relações de reciprocidade e intercâmbio entre as comunidades venetas. “Para nós, esta Região, este país, este lugar é um pedaço do nosso coração, porque aqui sentimos verdadeiramente as pessoas que estão aqui como os irmãos do Veneto, que tem a mesma tradição que nós, a mesma tradição religiosa, a mesma tradição de trabalho, da vontade, do modo de comer, de todas as coisas que fazemos e que ajudam a amizade, o sentido de comunidade”, disse.
Uma grande parcela da população de Bento Gonçalves é formada por descendentes de italianos e entre eles muitos são venezianos das sete províncias, que trabalharam pelo progresso contínuo da cidade desde sua chegada. O reconhecimento de Veneza levou em consideração que Bento Gonçalves é um importante centro industrial, sedia a maior feira de toda a América do Sul dedicada à viticultura wine South America, se destaca pelo vinho, pelos móveis e sua gente.
O secretário de Cultura Corazzari também ressaltou que isso reforça o vínculo de amizade de proximidade das regiões. “Um vínculo que ainda hoje é forte, 150 anos após o início da emigração veneziana. Porque existem valores que foram preservados ao longo do tempo. Os valores ligados à nossa cultura veneziana, à nossa identidade, à solidariedade, à amizade e ao espírito de sacrifício e trabalho. São valores que os venezianos interpretaram e levaram a todos os lugares do mundo por onde passaram. Isso é um grande orgulho para nós, é uma grande honra, porque vemos nossos primeiros embaixadores nos nossos irmãos venezianos no Brasil e nos nossos irmãos venezianos no mundo”.
Durante o encontro, foi assinado o Decreto instituindo a Comissão Executiva com a finalidade de organizar as comemorações dos 150 anos do processo de imigração, de colonização e de contribuição da corrente imigratória de etnia italiana no Município de Bento Gonçalves. As festividades serão celebradas até 31 de dezembro de 2025, quando se encerram todas as comemorações, os eventos e as atividades programadas.
O Prefeito agradeceu a honraria concedida para a comunidade e destacou a importância da região do Vêneto. “O exemplo de Bento Gonçalves, da Serra Gaúcha, de toda essa imigração italiana, eu tenho certeza de que pode, sim, ser uma base para a gente mostrar o que é o Brasil. Um país de várias culturas, que aqui na serra a gente consegue honrar com muito orgulho. Todos aqui têm um orgulho gigantesco do Vêneto, uma potência na Itália. É a locomotiva empreendedora. Nas maiores dificuldades, o Vêneto sempre foi a primeira região a se reerguer. Passamos agora, no estado do Rio Grande do Sul, a maior tragédia ambiental da história do Brasil. E pode ter certeza, nós seremos mais fortes do que nós éramos. Pois, está no nosso DNA essa força. Mesmo quem não nasceu aqui, quem veio para essa região, como é o meu caso, a gente acaba ficando impregnado desse espírito”.
A Comissão Oficial de que trata este Decreto será composta por um representante, titular e suplente, indicados pelos seguintes órgãos e entidades da administração pública municipal: Gabinete do Prefeito Municipal; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal de Segurança Pública; Frente Parlamentar Brasil-Itália da Assembleia Legislativa do RS; Comitês/RS; Anea Brasil; Circolo Friulano da Serra Gaúcha; Circolo Trentino Di Bento Gonçalves; Famiglia Trentina Di Santo Antão; Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul; Museu do Imigrante; Conselho Municipal de Cultura; Conselho Municipal de Turismo; Centro da Indústria e Comércio CIC; Circolo Veneto di Bento Gonçalves; Consolato Generale D’Itália e Trevisani Nel Mondo.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefenon/ Prefeitura
error: Conteúdo Protegido