Alunos e professores da rede pública de ensino estão participando do evento
De 22 a 26 de janeiro, ocorre no Dall’Onder Grande Hotel, a 27ª Semana Olímpica de Matemática, atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). É a primeira vez que o evento é realizado no Rio Grande do Sul, tendo selecionado a cidade de Bento Gonçalves para sediar as atividades. A rede pública de ensino está participando do evento com os professores Rafael Zanovelo Perin e Bruna Stail, da EMEM Alfredo Aveline e quatro alunos: Marco Antônio Grando, da EMEM Alfredo Aveline, Júlia Bertan de Lima, da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, e Pedro Henrique Lorenseti e Miguel Lorenseti, da EMEF Agostino Brun.
O professor Rafael comenta que as atividades que o município vem fazendo em prol da OBMEP trouxeram bons resultados. A Secretaria de Educação, no ano de 2023, realizou diversas ações de incentivo, que no final resultaram 70% de aumento no número de alunos premiados em escolas da rede municipal. Ele destaca a oportunidade de estar presente na 27ª Semana Olímpica de Matemática, assim como, para os alunos.
“Participo há alguns anos como professor das atividades ligadas às Olimpíadas de Matemática e essa é uma oportunidade muito interessante e importante para possibilitar aos nossos alunos outras perspectivas na matemática. Não só quanto a conteúdos, habilidades de resolução, mas também a oportunidade para a vida deles, porque com essas premiações podem viajar, ganhar bolsas de estudo, vagas em universidade. Neste evento, eles estão em contato com a matemática de maior rigor, questões de formalização, de generalização, e conteúdos até de graduação. É uma oportunidade para a vida, incentivando bons resultados”.
A aluna Júlia Bertan de Lima está no nono ano da EMEF Vânia Medeiros Mincarone. Em 2021, ela ganhou Medalha de Bronze, e em 2022, recebeu Medalha de Ouro, ambas pela OBMEP. Ela fala sobre a sua participação no evento. “É uma experiência totalmente diferente do que temos em sala de aula. Está sendo bem proveitoso, pois a matemática é a minha vida”.
Marco Antônio Grando está no oitavo ano da EMEM Alfredo Aveline, e foi Medalhista de Ouro nos anos de 2022 e 2023 e também já foi bolsista do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP. Ele fala sobre a experiência na Semana Olímpica. “Está sendo bem puxado, pois depois que você aprende, tem que colocar em prática. Trabalha muito a mente. O que estou aprendendo aqui é importante para eu utilizar na escola. A matemática é a base da vida”.
Desde 2016, Samuel Barbosa Feitosa coordena o evento, que é itinerante. Ele ressalta sobre a aproximação que a Semana Olímpica precisa ter com as escolas públicas.
“Temos o interesse de disseminar a matemática para todas as regiões do Brasil. Dentro dos objetivos da Olimpíada nós queremos melhorar a qualidade de ensino nas escolas, disseminar a matemática para o máximo possível de alunos. Temos um interesse enorme de nos aproximar e trazer a escola pública para o evento. É muito importante conseguirmos colocar sementinhas de matemática de alto nível, dar oportunidade aos alunos de galgar novos horizontes”.
Sobre a Semana Olímpica
A Semana Olímpica, evento realizado anualmente desde 1998, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) envolvendo os estudantes medalhistas da competição. Durante uma semana, os alunos participam de aulas avançadas de Matemática, frequentam palestras de orientação acadêmica e têm a oportunidade de interagir com outros jovens em atividades de lazer.
Participam do evento desde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até estudantes universitários. As aulas são ministradas por um seleto grupo de professores de diversas partes do Brasil e com ampla experiência em treinamentos para competições de Matemática. Além das atividades acadêmicas, o encontro também oferece uma ótima oportunidade para os participantes compartilharem interesses e estreitarem laços de amizade com outros estudantes em diversas regiões do Brasil.
O encerramento do evento é marcado pela realização da Cerimônia de Premiação da OBM, ocasião na qual são premiados os estudantes vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas (cerca de 180 alunos), do ano de 2023.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves