O projeto “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” reúne filme, peça teatral, debate com artistas locais, vagas de curso e residência para artistas da região
Nos dias 8 e 11 de julho (quinta-feira e domingo), o grupo Máscara EnCena realiza edição especial para Bento Gonçalves do circuito digital “Máscara EnCena: 2068 em Movimento”. No dia 8, às 20h, através do Youtube, ocorre a apresentação online do filme “206820”. Já no dia 11, às 18h, também pelo Youtube, será a vez da peça teatral que inspirou o filme, intitulada “2068”. No espetáculo, os atores Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dão vida a oito diferentes personagens confinados em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.
A peça será seguida de debate ao vivo através do chat do próprio Youtube, tendo como convidados os diretores e intérpretes da Cia Trupe Dosquatro, Cristian Bernich e Edson Possamai. A conversa também contará com participação especial de Mauricio Casiraghi, diretor do filme “206820”. Durante o bate-papo, serão sorteadas 20 bolsas para artistas e alunos locais para curso gravado sobre a técnica de atuação com máscara expressiva. Também serão reservadas a artistas locais duas vagas para a residência online ao vivo, com os fundadores do grupo Máscara EnCena, que se realizará em agosto.
Além de Bento Gonçalves, o “Máscara EnCena: 2068 em Movimento” dedica edições especiais às cidades de Santa Maria, Montenegro, Passo Fundo, Rio Grande e Caxias do Sul, e está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A edição do projeto para Bento Gonçalves conta com o apoio do SESC Bento Gonçalves.
Cia Dança- Teatro A Trupe Dosquatro
Cristian Bernich é mestrando em Letras e Cultura pela UCS, graduado em dança pela UCS, diretor e intérprete da Cia de dança-teatro A Trupe Dosquatro. Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura e diretor de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Ministra aulas de dança contemporânea, teatro, expressão corporal e DanceAbility. Também desenvolve pesquisa cênica com portadores de deficiência física e produz performances em espaços urbanos.
Edson Possamai é mestrando em Letras e Cultura pela UCS/Bento Gonçalves. Especialista em Poéticas Visuais pela FEEVALE/Novo Hamburgo, graduado em Design de Interiores pela FTSG/Bento Gonçalves, profissional registrado pelo SATED/RS nas funções de diretor, ator e figurinista e artista visual com produções em gravura contemporânea, videoarte, objeto e instalações. É diretor e intérprete da Cia de dança-teatro A Trupe Dosquatro. Atua em produções de eventos direcionados à experimentação de profissionais das artes como organizador e produtor cultural. Fez parte do Conselho Municipal de Bento Gonçalves como vice-presidente na gestão 2013-2015, e foi membro da equipe responsável pela elaboração do Plano Municipal da Cultura de Bento Gonçalves.
INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTOS:
“MÁSCARA ENCENA: 2068 EM MOVIMENTO” – BENTO GONÇALVES
Calendário de exibições:
08/07 (quinta-feira)
20h – Apresentação do filme “206820”
11/07 (domingo)
18h – Apresentação da gravação da peça teatral “2068”
19h – Debate com a participação de Cristian Bernich, Edson Possamai e presença especial de Mauricio Casiraghi, diretor do filme “206820”
SERVIÇO:
O acesso a toda programação estará disponível no site do grupo: www.mascaraencena.com
Canal do Youtube do grupo Máscara Encena: www.youtube.com/channel/UCZ1YBAlekUUummCKYZTANGg
2068 (espetáculo): www.mascaraencena.com/2068 (para saber mais)
Sinopse: Ainda é possível sonhar? Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo “2068” retrata
a resiliência humana através da manipulação e uso de máscaras expressivas. Diferentes pessoas estão
confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso
se alimentar constantemente de esperança.
206820 (filme)
Sinopse:
Em um tempo-espaço distópico, suspenso em meio aos sonhos e movimentos naturais da vida, encontrase
um grupo de pessoas confinadas em um espaço mínimo que impossibilita qualquer privacidade. 206820
é uma investigação teatral cinematográfica que permeia a clausura e liberdade, ficção e realidade, através
do uso e manipulação de máscaras e bonecos frente a linguagem audiovisual. Cruzamentos criados pelo
elenco, dentro e fora da caixa e que atravessam o passado, o presente e o futuro e tentam responder à
questão: “ainda é possível sonhar?”.
Fonte: Sesc Bento

Vet Day da UCS promove feira de adoção de cães no próximo domingo, dia 26
Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
Defender a vida sempre: CNBB manifesta preocupação com decisões judiciais sobre o aborto