Foram publicados na quarta-feira, dia 23, os números relativos ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul. O estudo, promovido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Departamento de Economia e Estatística (SPGG/DEE) apresentou novamente Bento Gonçalves na liderança dos municípios acima de 100 mil habitantes.
O Idese é um termômetro do desenvolvimento do Estado e municípios e leva em conta indicadores de renda, educação e saúde. Os dados divulgados referem-se ao ano de 2018. O indicador geral de Bento Gonçalves foi de 0,834, o que o coloca em primeiro lugar, segundo os critérios do estudo, de município com alto grau de desenvolvimento – classificação que já havia sido atingida em anos anteriores.
Bento também está na primeira colocação no ranking saúde (0,905), e em segundo lugar em educação (0,779). No bloco renda permanece em terceiro lugar (0,817). Todos índices apresentaram crescimento.
Entre os dados analisados no bloco saúde, estão os itens Materno-Infantil, Condições Gerais e Longevidade. O Município se destaca pelos cuidados na Atenção Básica, através de consultas especializadas, exames, atendimento multidisciplinar, cuidados no pré-natal masculino e feminino e alto índice de vacinação. Além disso, é referência nos cuidados com a saúde do idoso, atendimento com especialistas, medicamentos disponíveis nas seis farmácias públicas e cobertura hospitalar. A Secretaria Municipal da Saúde realiza um investimento maciço, otimizando os recursos para que cada vez mais, não haja somente aumento no número de atendimentos e sim na qualidade, com equipes cada vez mais qualificadas para atender o cidadão.
Na educação os dados analisados são Pré-Escola, Fundamental, Médio, Adulta. Bento Gonçalves nos últimos anos apresentou um crescimentos de 75% no número de vagas na Educação Infantil, cinco novas escolas foram abertas, sendo uma de tempo integral na Zona Norte. Já está em construção a nova escola de educação infantil no bairro Fátima, que irá comportar mais 120 vagas.
Desde 2013 Bento Gonçalves lidera o ranking para os Municípios acima de 100 mil habitantes. “Conquistamos esse resultado a partir de um trabalho baseado em indicadores, metas definidas e prioridades. Um trabalho qualificado realizado em prol da nossa população”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin.
Desigualdade é menor
Bento Gonçalves também figura entre as 15 cidades brasileiras menos desiguais, liderando as cidades gaúchas acima de 100 mil habitantes. O dado anunciado no início do mês pela Fundação Oswaldo Cruz observa renda, escolaridade e condições de domicílio de todos os 5.570 municípios do país. O Indíce Brasileiro de Privação (IBP) busca avaliar os contrastes sociais nas mesmas realidades e orientar gestores públicos na definição de áreas estratégicas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo Parisotto
MANUTENÇÃO EMERGENCIAL EM VÁLVULA DE TUBULAÇÃO DE GRANDE PORTE AFETARÁ ABASTECIMENTO DE ÁGUA, EM BENTO GONÇALVES
GCM RECUPERA VEÍCULO FURTADO NO SÃO BENTO, EM BENTO GONÇALVES
4ºBPCHQ PRENDE MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO JARDIM ELDORADO, EM CAXIAS DO SUL