Bento Gonçalves irá criar núcleo de risco geológicos

Reunião de alinhamento das próximas ações ocorreu neste sábado, dia 11

Neste sábado, dia 11, foi realizada uma reunião de alinhamento das próximas ações após os eventos climáticos no Município. Foram resgatadas 1032 pessoas; segue como prioridade a busca por desaparecidos; e abertura dos acessos.

Também é realizada a etapa de delimitação das áreas de risco geológico. Foi constatado que, a grande maioria dos pontos de ruptura dos deslizamentos de solo ocorreram entre as altitudes 500 a 400 metros. Cerca de 104 grandes pontos de deslizamentos, sem contar os menores foram notificados. O trabalho foi realizado inicialmente pelos geólogos Felipe Cristofoli, Lucas Rafael Norenberg e Tadeu de Paula e pelos engenheiros geotécnicos Felipe Gobbi e Anderson Fonini. A equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) também acompanha os trabalhos.

Será criado o Núcleo de riscos geológicos de Bento Gonçalves (NRGBG) para detalhamento das áreas especificas com escala local, a fim de determinar com exatidão suscetibilidades e riscos associados aos deslizamentos.

Neste domingo profissionais de Minas Gerais também chegam ao Município para auxiliar a operação.

“Entramos em uma nova etapa da operação que é análise das áreas de risco e verificação para abertura dos acessos e isso precisa ser permanente para que possamos elencar ações de curto a longo prazo e de prevenção”, destaca o Prefeito Diogo Siqueira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto capa: Defesa Civil São João Batista/ SC/Divulgação

error: Conteúdo Protegido