Bento Gonçalves é um dos 30 Municípios integrantes do programa Testar RS desenvolvido pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira, 11, a Secretaria da Saúde buscou os primeiros testes junto a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Serão 200 exames tipo PCR por semana, que permitem a identificação do vírus após coleta de swab nasal.
O programa é operacionalizado pelo Governo do Estado em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde e com o apoio da iniciativa privada, por meio do programa Todos Pela Saúde.
O exame será realizado por requisição médica para pacientes com sintomas gripais, atendidos no ambulatório fast track, após 05 dias do início dos sintomas. A coordenação de enfermagem está finalizando treinamento de nova equipe para coleta domiciliar em situações especificas, como instituições de idosos.
Os exames de PCR do programa irão somar-se aos que serão adquiridos pelo município, sendo 10 mil testes rápidos e 5 mil PCRs. “Isso é agregado ao já realizado no Município para testagem e dá um embasamento para o desenvolvimento de ações. Deixando evidenciado que temos protocolos estabelecidos para a aplicação dos testes, determinados no atendimento fast track”, destaca o coordenador Médico da Secretaria da Saúde, Marco Antônio Ebert.
Parte dos testes será feita pelo Lacen e por laboratórios conveniados, e outra parte será enviado a um laboratório autorizado pelo Ministério da Saúde, no Paraná ou em São Paulo.
Se apresentar sintomas gripais, como febre, coriza, dor de garganta, tosse, perda de paladar ou olfato é preciso procurar o ambulatório fast track, junto ao Complexo Hospitalar no bairro Botafogo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Reprodução internet
PRF APREENDE 89 QUILOS DE MACONHA COM DUAS MULHERES NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO APARECIDA, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE NO INTERIOR DE CASCA