Bento Gonçalves é um dos 30 Municípios integrantes do programa Testar RS desenvolvido pelo Governo do Estado. Nesta terça-feira, 11, a Secretaria da Saúde buscou os primeiros testes junto a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. Serão 200 exames tipo PCR por semana, que permitem a identificação do vírus após coleta de swab nasal.
O programa é operacionalizado pelo Governo do Estado em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde e com o apoio da iniciativa privada, por meio do programa Todos Pela Saúde.
O exame será realizado por requisição médica para pacientes com sintomas gripais, atendidos no ambulatório fast track, após 05 dias do início dos sintomas. A coordenação de enfermagem está finalizando treinamento de nova equipe para coleta domiciliar em situações especificas, como instituições de idosos.
Os exames de PCR do programa irão somar-se aos que serão adquiridos pelo município, sendo 10 mil testes rápidos e 5 mil PCRs. “Isso é agregado ao já realizado no Município para testagem e dá um embasamento para o desenvolvimento de ações. Deixando evidenciado que temos protocolos estabelecidos para a aplicação dos testes, determinados no atendimento fast track”, destaca o coordenador Médico da Secretaria da Saúde, Marco Antônio Ebert.
Parte dos testes será feita pelo Lacen e por laboratórios conveniados, e outra parte será enviado a um laboratório autorizado pelo Ministério da Saúde, no Paraná ou em São Paulo.
Se apresentar sintomas gripais, como febre, coriza, dor de garganta, tosse, perda de paladar ou olfato é preciso procurar o ambulatório fast track, junto ao Complexo Hospitalar no bairro Botafogo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Reprodução internet
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul