Bento Gonçalves é o segundo município gaúcho, e o 50º, dentre os 1445 de todo o Brasil, com o maior número de atendimento realizado de sessões de auricoloterapia. O serviço faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), que são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
O ranking foi divulgado pelo Governo Federal neste ano e foi embasado nos atendimento SUS feitos em cada município brasileiro entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. Bento fica atrás apenas de Porto Alegre, que figura na posição 33. Foram feitos 2907 sessões de auriculoterapia em 12 meses no município.
O protocolo do município preconiza até oito sessões semanais, dependendo do caso do paciente. A coordenadora do NUMESC, a enfermeira auriculoterapeuta, Núbia Beche Lopes, comentou sobre o tratamento. “Na primeira consulta é feito uma entrevista completa com o paciente para saber suas queixas, suas necessidades, medicamentos em uso e motivo do encaminhamento. Após, é feito uma estimulação mecânica para averiguar os níveis de intensidade de reação no pavilhão auricular.
Identificadas as regiões de sensibilidade as quais o paciente relata ou demonstra, em seguida são aplicadas sementes ou cristais para estimular o alívio ou resolutividade das queixas. A grande maioria dos pacientes tem melhora dos sintomas já na primeira sessão”.
Ainda nas palavras da coordenadora do NUMESC “parabenizamos a todos os colegas que se empenharam em estudar e ofertar essa importante prática que apresenta excelentes resultados aos munícipes. Tivemos uma melhora de mais de 60% utilizando a Escala Analógica Visual (EVA), entre início e fim do tratamento. E saliento ainda que o município se organiza para sediar um grande evento em PICs no fim de abril de 2023”.
A secretária da Saúde Tatiane Misturini Fiorio também destacou sobre os trabalhos de auricoloterapia realizados pelo município.“Nós ficamos muito contentes em ter Bento entre os municípios que mais ofertam a auricoloterapia. Quando a gente fala das práticas integrativas estamos falando na prevenção de doenças, no cuidado de pacientes, que é o que norteia a nossa atenção básica. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, prevenindo e cuidando da saúde da população de uma maneira como um todo. Parabenizamos todas as equipes e unidades que estão trabalhando com essa modalidade”.
O tratamento de auriculoterapia é gratuito a qualquer pessoa que resida nos bairros abaixo de Bento Gonçalves, especialmente paciente com dor, ansiedade, insônia, constipação, obesidade entre outros, pode usufruir. Para mais informações é preciso entrar em contanto com as Unidades de Saúde, que realizam o tratamento e solicitar um encaminhamento para o serviço que pode ser fornecido por todos profissionais de nível superior (enfermeiro, médico, odontólogo, nutricionista, psicológo e fisioterapeuta) das Unidades de Saúde.
A SMS tem um grupo de 12 funcionários capacitados que estão realizando Auriculoterapia no município atualmente.
Confira abaixo as 16 Unidades de Saúde que realizam Auriculoterapia no município de BG pelo SUS:
– Unidade de Saúde Central
– ESF Aparecida
– ESF Barracão/ São Pedro
– ESF Progresso
_ESF Santa Marta
– ESF Cohab
– ESF Conceição/Tancredo
– ESF Santa Marta
– ESF Licorsul
– ESF Fenavinho
– ESF Maria Goretti
– ESF Ouro Verde
– ESF Santa Helena
– ESF Zatt
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21