Opções integram pré-lista de propostas elegíveis para processo de votação popular, que ocorrerá em outubro
Mais um passo em direção à definição das propostas que farão parte da votação na Consulta Popular 2025 foi dado nesta quinta-feira, em Bento Gonçalves. A comunidade da microrregião apresentou, no campus da UCS do município, os projetos entendidos como prioritários e que farão parte do debate final para a formatação da cédula eleitoral. A definição ocorrerá em setembro, em data a ser anunciada pelo Conselho Regional do Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), organizador da Consulta Popular na região, durante assembleia regional ampliada.
No encontro, foram escolhidos seis projetos, entre eles três que haviam sido eleitos na assembleia regional de Nova Prata, realizada terça-feira. São eles “Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”, projeto mais votado; “Do Campo à Comunidade: O Novo Centro de Agricultura Familiar (CENAF) como Polo de Conhecimento e Transformação Regional”; e “Apoio ao Fortalecimento do APL do Basalto da Serra Gaúcha”. Além desses, foram escolhidos os projetos “Modernização dos equipamentos para cursos de Doces e Salgados e Laticínios do Centro de Formação de Fazenda Souza (CEFAS)”; “Robótica para Jovens – Emprego e Futuro na Serra Gaúcha”; e “Aparelhamento da Defesa Civil”. O evento também serviu para a eleição de dois delegados, cuja função será a de defender os projetos escolhidos.
A última das três assembleias microrregionais ocorre no próximo dia 2, em Caxias do Sul, no Auditório Florense, no Bloco M, às 14h. A região da Serra terá quase R$ 1,9 milhão para os projetos escolhidos como prioritários pelo voto popular na eleição que ocorrerá em outubro. A Consulta Popular foi criada em 1998 e se destaca por ser um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais.
Fonte: Raquel Piegas | Exata Comunicação e Eventos
Fotos: Exata Comunicação, Mateus Resimini
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro