Bento Gonçalves é a sétima cidade no estado mais bem desenvolvida e está no top 100 do país, conforme aponta pesquisa do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que realiza todos os anos, em todo o Brasil, pesquisa e análise do desenvolvimento dos municípios.
Das 490 cidades gaúchas avaliadas nas áreas de emprego e renda, educação e saúde, 485 (ou 99%) apresentam desempenho considerado alto ou moderado. Em âmbito nacional, a Capital do vinho ocupa a 58ª colocação.
Bento Gonçalves apresentou IFDM de 0,8548 e ficou a frente de cidades como Carlos Barbosa, Gramado, Santa Cruz do Sul, Veranópolis, Farroupilha, entre outras. O índice mais alto do município está na área de saúde (0,9649), seguido de educação (0,8791); e emprego e renda (0,7202). O IFDM é a média dos índices dos três quesitos.
A pesquisa foi divulgada na quinta-feira, dia 28, e reúne dados de 2016, os últimos disponíveis conforme a FIRJAN. São 18 as cidades gaúchas que estão entre as 100 mais desenvolvidas no país, atrás só do estado de São Paulo, que apresenta mais municípios no top 100 (58).
A cidade gaúcha mais bem colocada em âmbito nacional e por consequência, a primeira do estado, é Vale Real, no Vale do Taquari, que apresenta IFDM 0,8807. Segundo a Firjan, nenhuma cidade gaúcha apresentou baixo grau de desenvolvimento. A menor marca do Estado, considerada regular, ocorreu em São Valério do Sul. Com dificuldades em emprego e renda, o município da Região Noroeste apresentou IFDM de 0,5695 ponto, diz a Firjan.
Como é calculado o IFDM
O IFDM avalia as três áreas com base no banco de dados dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Educação. O indicador varia de 0 a 1 ponto. As cidades são divididas em quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,6), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1).
Confira os índices do município nas três áreas:
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves