Ao todo, são 47.973 trabalhadores atuando com carteira assinada no município; maio teve geração de 144 vagas
Bento Gonçalves finalizou o mês de maio comemorando saldo positivo na geração de empregos (144) e o recorde no número de empregos formais (47.973), o maior da série desde 2013. Os números fazem parte do mais recente boletim do Observatório da Economia (OECON), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), divulgado a partir da análise dos dados do Novo Caged.
Serviços e comércio impulsionaram a performance positiva na cidade, com 108 e 71 postos gerados, respectivamente. As áreas de transporte terrestre (+44), supermercados (+30), educação (+27) e comércio de vestuário e acessórios (+19) foram os grandes destaques.
Por sua vez, a indústria (-32) voltou a fechar mais um mês no vermelho, o quarto consecutivo – desde janeiro o setor não registra desempenho positivo. Mesmo assim, no acumulado do ano, o setor segue no azul, computando superávit de 117 postos. A marca é a terceira que mais contribuiu para o saldo de 871 vagas aglomeradas entre janeiro e maio deste ano no município, 13ª melhor performance do Estado. Serviços, bem à frente, forneceu 547 delas.
O setor de serviços, aliás, já se equipara à indústria como o grande empregador do município. Ambos respondem por 77,8% dos empregos da cidade, com serviços computando 18.672 postos, apenas 14 atrás da indústria.
Embora seja preciso aguardar as variantes do mercado de trabalho até dezembro para confirmar, de fato, o maior contingente de empregos formais da série, o atual saldo é 1,8% superior ao de dezembro de 2021. E deve continuar subindo. “Mantendo o ritmo de crescimento desde janeiro de 2021 (projeção linear), a tendência é de alcançarmos um total de 48.299 empregos em junho deste ano”, diz um dos autores do boletim, Fabiano Larentis.
O relatório completo pode ser lido no anexo.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves