Bento Gonçalves amplia estrutura de atendimento para pacientes com COVID-19

Nesta segunda-feira, 27, foram entregues os leitos de isolamento no Complexo Hospitalar, junto à UPA, no bairro Botafogo. A obra foi realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, várias entidades e voluntários.

Na oportunidade foi realizada um simulação de atendimento. O espaço comporta 40 leitos isolados para pacientes com COVID-19, podendo ser ampliado. Além disso, dez respiradores foram alugados para integrar o espaço. “O paciente passa pela triagem e é estabilizado na UPA, que já contamos com 08  mini UTIs recebendo pacientes. Quando tivermos este espaço e o Hospital cheios começaremos a encaminhar para os leitos”, salientou o Coordenador da UPA, Amauri Vargas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira “este espaço será um diferencial para nossa cidade, uma obra histórica. Todo nosso trabalho foi desenvolvido com objetivo de achatamento da curva epidemiológica e para que pudéssemos estruturar nosso sistema de saúde, com a construção de novos leitos, compra de equipamentos, EPIs, novos profissionais e hoje Bento está preparada para enfrentamento deste vírus”, afirmou.

A zona de isolamento conta com investimentos captados pelas entidades de classe, iniciativa privada e da Prefeitura. Além de doações levantadas pela Associação Médica de Bento Gonçalves e voluntários.

Representando os empresários o Presidente do CIC, Rogério Capoani destacou o curto tempo que a comunidade empresarial se envolveu para levantar os recursos. “Me sinto privilegiado por participar de um movimento de solidariedade tamanha, de ver o envolvimento para que isso fosse concluído em tempo recorde, e que pudesse ficar para a cidade posteriormente. Que não seja preciso utilizar para pacientes com Coronavírus, mas estaremos preparados”, disse.

“Lembro perfeitamente do primeiro dia, que montamos um tripé para execução desta obra. Onde quase instantaneamente pudemos captar recursos e doaçoes junto à empresas. E no transcorrer da obra muitas doações de materiais foram realizadas. Houve um engajamento solidário da sociedade e a obra concluída dentro do prazo de 30 dias”, destaca o Presidente da ASCON Vinhedos, Milton Milian.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o Município passa enfrentar o Coronavírus com a estrutura ampliada. “Estamos entregando a população 40 leitos feitos com recursos da comunidade, empreendedores, voluntários para fazer o enfrentamento à doença. Seguimos nos embasando em dados técnicos da saúde para dar continuidade as ações”, disse.

Pasin também destacou o empenho dos voluntários na obra. “Essa obra é marcada por diversas mãos e corações. Desde a contrução, aos alimentos servidos diariamente para as equipes, doações de tecido para máscaras, a fabricação de equipamentos respiradores, estrutura para as macas. Isso ficará evidenciado em nossa história, a união da população para que isto fosse realidade. E quando tudo isso passar poderemo homenagear todos com uma grande comemoração”, ressaltou destacando o trabalho dos vouluntários Jair Serafin e João Lima.

Oito mini UTIs já funcionam junto à UPA. Além disso, a cidade conta com mais 70 leitos no Hospital Tacchini, 30 leitos de UTI (SUS e privado). Hoje são 20 respiradores na UPA, e 55 no Tacchini.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Aido José Bertuol, Superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio Presidente do Conselho de Saúde, Luiz Fernando Ferreira, presidente da Associação Médica, Fernando Tormen,  diretora técnica do Hospital Tacchini, Roberta Pozza, coordenador Médico SMS, Marco Antônio Ebert e adjunto da Saúde, Gilberto Junior.

Desde janeiro, a Administração Municipal monitora a situação do novo Coronavírus na cidade. Foi criado o Comitê Municipal de Atenção à doença, que reúne Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, que diariamente encaminham informações, com transparência, para população.

Obs: A visita foi realizada respeitando as regras do Ministério da Saúde, com utilização de máscara, sem aglomerações.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido