CIC-BG integrou comitiva municipal recebida pelo governador Romeu Zema
No esforço coletivo que uniu o país no socorro às vítimas da catástrofe ambiental do Rio Grande do Sul, Minas Gerais despontou como um dos Estados mais solidários, especialmente para Bento Gonçalves. A ajuda humanitária enviada à cidade em maio, com a presença de bombeiros e geólogos, levou uma comitiva do município, integrada pelo presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Lazzari, a viajar para Minas Gerais a fim de agradecer o auxílio recebido num momento de desespero e apreensão.
Juntamente com o prefeito, Diogo Siqueira, e com o Secretário-geral de Governo Marcio Possamai, Lazzari participou do encontro com o governador do Estado, Romeu Zema, na tarde de terça-feira, dia 3, no Palácio Tiradentes. “A ajuda de Minas Gerais foi fundamental para que a tragédia não tomasse proporções ainda maiores. Seremos eternamente gratos a esse gesto humano. Os mineiros mandaram os primeiros bombeiros e geólogos a Bento”, lembrou Lazzari.
Os profissionais tiveram grande relevância no auxílio ao resgate das mais de 1 mil vítimas que ficaram ilhadas, especialmente nas regiões de Faria Lemos e Vale do Rio das Antas, e no monitoramento dos mais de 250 deslizamentos e desmoronamentos que ocorreram no município. A reunião com o governador também teve a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do tenente-coronel Carlos Aleixo, da Defesa Civil de Minas Gerais, e da presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault. Após, a comitiva também visitou o presidente do CREA-MG, Marcos Gervásio.
Na quarta-feira, o grupo manteve mais duas agendas. A primeira parada foi no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em encontro com o tenente-coronel Giderson Martins das Neves, o major Heitor Aguiar Mendonça e militares do Batalhão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres e do Comando Especializado de Bombeiros. A viagem em agradecimento à ajuda dos mineiros se encerrou na empresa Vale, onde a comitiva visitou uma mineração. “A Vale disponibilizou ao município um equipamento de R$ 1,5 milhão para acompanhar o movimento do solo”, disse Lazzari, que também representou, durante toda a agenda, o movimento Unidos por Bento – retomado para auxiliar na reconstrução do interior com o esforço de quase 20 entidades e da Sicredi Serrana.
Além da proposta de agradecimento, a visita teve o objetivo de conhecer ações e experiências de Minas Gerais na prevenção e na atuação de catástrofes climáticas. “Viemos buscar as experiências e a troca de conhecimentos com as equipes do CREA, da Vale, da Defesa Civil e dos Bombeiros de Minas Gerais e implantar ações em nossa cidade. Entendemos que esse momento de troca de ideias pode auxiliar no cuidado com nossa população”, disse o prefeito.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Foto: divulgação
Brigada Militar prende dupla por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em Garibaldi
Lançada primeira rodada exclusiva de conciliação de precatórios na Justiça do Trabalho gaúcha
Eduardo Leite encerra Fórum de Competitividade em Caxias do Sul destacando avanços do Estado na área