Bento Gonçalves adere ao Sistema Integrado de Segurança Pública

Bento Gonçalves foi uma das cidades que assinou nesta quarta-feira, 13, o termo de adesão ao Sistema Estadual de Segurança Pública Integrada do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

“Um passo muito importante foi dado nesta manhã, precisamos caminhar conjuntamente para reprimir o crime. A segurança deve ser permanente e isso que queremos com a implantação do SIM”, reforçou o governador do Estado, José Ivo Sartori, em seu pronunciamento.

Entre as atribuições a serem desenvolvidas em conjunto entre o Governo e o Município está a estruturação, organização e operarão do Centro Integrado de Atendimento, despacho de ocorrências, videomonitoramento e cercamento eletrônico, que terão coordenação da Brigada Militar.

“Estamos falando de uma área que exige soluções diferenciadas e que atendam o anseio da sociedade em ter mais segurança. E isso exige esforço de todas as esferas. O SIM-RS é um importante passo sem dúvidas”, ressaltou o prefeito Guilherme Pasin.

O SIM/RS é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por suas instituições vinculadas, outras secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. Outros 150 municípios estão aderindo ao sistema.

A iniciativa vai orientar a criação e a execução de políticas de gestão para o setor. O programa é formado por cinco eixos: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada um deles conta com uma série de ações, determinadas de acordo com a realidade de cada município.

Centro de Operações Integradas

Na última semana, foi inaugurado o Centro de Operações Integradas em Bento Gonçalves, pioneiro no Estado, com um sistema inédito de segurança. Localizado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), o Centro utiliza imagens de 33 câmeras instaladas na cidade, fortalecendo o trabalho de monitoramento. Os equipamentos foram adquiridos através da Fundação Consepro, com a mobilização da classe empresarial e apoio do Poder Público.

A sala futuramente se integrará às ações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), que entregou 44 câmeras para 14 municípios, o que possibilitará o início do cercamento eletrônico da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Emaunele Nicola

error: Conteúdo Protegido