Na atenção primária brasileira, Bento Gonçalves alcançou, entre os Municípios de médio porte, o 1º lugar no Estado e 5º no país. As ações estratégicas na realização do pré-natal, saúde da mulher, da criança e doenças crônicas foram fundamentais para o Município conquistar a posição.
Com o resultado, nesta quinta-feira (1.º) e sexta-feira (02), o secretário de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e sua equipe técnica visitaram a cidade. Além de conhecer a experiência local, também foi disponibilizado apoio técnico para tirar as dúvidas da equipe de gestores da saúde.
Foram realizadas visitas técnicas nas ESFs Santa Helena e Fenavinho, UPA e nas obras do Hospital Público.
Para acompanhar os índices e ampliar as ações foi realizada uma reorganização na Secretaria da Saúde, com um olhar diferenciado para prevenção. “Estamos diariamente nos desafiando a melhorar nossa cobertura, desenvolvendo estratégias para podermos atender melhor e de maneira mais eficiente. Temos uma equipe que acompanha diariamente esses dados. Mas entendemos que a atenção primária vai muito além dos indicadores. Precisamos um trabalho humanizado, preventivo e integral”, destaca a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
O secretário destacou que a equipe está realizando reuniões de trabalho nos Municípios que têm as melhores colocações. “Nessas visitas nas cidades com as melhores colocações estamos buscando as experiências exitosas para que os outros Municípios possam conhecer e aplicar para sua população. Estamos aqui não só para parabenizar Bento Gonçalves, mas para conhecer o trabalho realizado”, disse.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou o trabalho das equipes para tornar a saúde de Bento uma referência. “É gratificante sermos reconhecidos pelos nossos índices. É resultado de um planejamento, de uma equipe qualificada e comprometida em oferecer o melhor atendimento para população. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esses dados e nos tornar a melhor saúde do Brasil”.
O Município possuí 16 equipes de estratégia saúde da família.
Estiveram presentes o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, secretário adjunto de Saúde Gilberto Junior. Do Ministério da Saúde: coordenadora de doenças crônicas Patrícia Izetti, assessor institucional Davi Calazans, Assessores Técnicos Carla Ferraz, Matheus Rangel e Marliva Gerlívia. Também acompanharam a visita à Coordenadora geral da 5ª Coordenadoria de Saúde, Solânge Sonda, coordenador de Atenção Primária da 5ª coordenadoria João Gauer Junior e o vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul Asdrubal Falavigna. Além de coordenadores e servidores da secretaria de saúde de Bento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21