Nesta semana, os alunos da Rede Municipal de Ensino voltaram às aulas. Bento Gonçalves conta com 44 escolas, sendo uma a única de tempo integral, a EMTI de São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz. Atualmente, o educandário conta com 301 alunos matriculados de 1º ao 9º ano que cumprem uma jornada escolar que inicia às 8h e finaliza às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A EMTI São Roque está cumprindo, como todas as outras escolas, as orientações do Centro de Operações de Emergência em a Saúde para a Educação (COE – Escola) que fiscaliza os protocolos de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições. Na retomada, 40 pais de estudantes optaram por dar continuidade ao Ensino Remoto, sendo que o restante em formato híbrido.
Nesta sexta-feira (07), o prefeito, Diogo Siqueira, secretária de Educação, Adriane Zorzi estiveram acompanhando os protocolos e visitando alunos e professores. Na oportunidade, os secretários de Finanças, Elisiane Schenatto e de Administração, Matheus Barbosa acompanharam o encontro e levantaram as necessidades da escola como ampliação da rede de internet, computadores e equipamentos.
A EMTI São Roque possui uma rotina que inicia com a chegada dos alunos na escola. Eles são recebidos com aferição de temperatura, passagem no pórtico sanitizante, e encaminhados dentro do distanciamento para as salas de aula.
A alimentação que consiste em quatro refeições diárias: café da manhã na chegada dos alunos, lanche da manhã (frutas), almoço e o lanche da tarde. Toda a alimentação servida aos alunos é orientada pelo Setor de Alimentação da Secretaria Municipal de Educação. Todos os funcionários envolvidos com a alimentação realizaram a formação de Boas Práticas para a Alimentação, além da capacitação sobre os protocolos de segurança e prevenção à COVID – 19.
De acordo com a diretora, Andreza Ana Peruzzo, as refeições são realizadas dentro das salas de aulas, neste momento em que os protocolos do Plano de Contingência estão vigentes. “Para isso os professores higienizam as mesas dos alunos com álcool líquido 70%, e, no momento que são chamados a se servir, higienizamos as mãos lavando-as e após com álcool gel. Contamos com duas estações de alimentações nos mezaninos da escola, na qual nossos profissionais da cozinha servem os nossos alunos. Os alunos dos anos finais são servidos no segundo andar, e no terceiro andar dos anos inicias. Tudo está sendo muito bem planejado para atender com o máximo de cuidado possível”.
Ainda, foram instalados em todos os corredores da escola dispenser de álcool gel e marcação de distanciamento a fim de garantir o distanciamento correto nos espaços.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “a EMTI São Roque tem uma missão pedagógica global. Na pandemia, se intensificou os cuidados e as atenções, principalmente, na questão das refeições. Como são quatro refeições, o educandário implementou as orientações conforme recomendação dos órgãos nacionais, como o FNDE e o PNAE, estaduais e municipais”.
O prefeito destacou a estrutura da instituição. “Estamos buscando conversar com professores, diretores e alunos e fazendo um levantamento das necessidades de cada localidade para melhorar ainda mais o trabalho realizado. A educação em Bento é referência, e o trabalho realizado aqui na EMTI São Roque, tem o diferencial e o desafio do turno integral. Parabéns para toda equipe”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul