Bento: Escola Alfredo Avelino finaliza projeto de neurociência e comportamento

A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, realizou na manhã de sexta-feira, dia 19, a culminância do Projeto pedagógico multi e transdisciplinar: Neurociência e Comportamento – Novas Possibilidades Para Ser Mais, realizado ao longo do ano letivo.

A culminância do projeto contou com a exposição de alguns trabalhos, onde o visitante pode interagir e uma apresentação coletiva, com mais de 200 alunos, junto ao campo de futebol da Associação São Paulo, dançando a música Jerusalema, que viralizou durante a pandemia, cantada em Zulu pelo grupo Sul Africano Master Kg. Nessa apresentação os alunos ainda homenagearam o Movimento Negro Raízes, com a entrega da bandeira da África do Sul, antes de se apresentarem.

O diretor da escola, Márcio Pilotti destacou mais essa realização dos alunos “é mais um projeto da escola, que no ano que vem completa 80 anos, e por vários anos vem se destacando, até internacionalmente com projetos voltados à interação das disciplinas> Todas as disciplinas trabalham em função de um tema e esse anos então trabalhamos o tema da neurociência”

Para a secretária da Educação Adriane Zorzi o projeto “é um exemplo de sucesso e de uma escola em movimento. A escola Alfredo Aveline sempre foi destaque nas suas atividades, nos seus projetos, e com a pandemia nos deu mais um exemplo de uma escola que se reinventou, e essa é a culminância de um projeto que iniciou em casa, nas aulas remotas e que finalizou, com a necessidade dessa reestruturação, de acolher os alunos durante uma pandemia que trouxe muitas dores”.

O secretário de governo, Henrique Nuncio, valorizou o trabalho desempenhado pelos alunos e demais envolvidos “a gente sabe que educação é um dos pilares e a preocupação do poder executivo, e a Escola Alfredo Aveline vem sempre com projetos encantadores e nós viemos aqui justamente prestigiar esses trabalhos que envolvem toda comunidade escolar e que novamente será modelo pra toda rede municipal, e queremos replicar esse tipo de iniciativa para as demais escolas do município”.

O projeto:

Inúmeras atividades foram desenvolvidas ao longo do ano, tendo como foco principal a neurociência, com o objetivo de compreender a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, esclarecendo o que acontece no cérebro humano desde a sua formação até o envelhecimento. Além de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O estresse pelo qual os alunos foram submetidos durante a pandemia trouxe inúmeros sentimentos desafiadores, como depressão, ansiedade, falta de foco e concentração. O avanço da neurociência possibilitou que fenômenos/técnicas que interferem no comportamento passassem a ser estudados e assim aplicados.

Desta forma, os alunos, além de conhecerem os processos, participaram de inúmeras vivências, que envolveram técnicas de meditação, construção de mandalas dentro da perspectiva de Carl Jung, utIlizaram sons binaurais, assistiram palestras, participaram de experiências sensoriais, produziram obras de arte, entre outras habilidades despertadas.

Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido