A escola é uma das referências de educação de Bento Gonçalves. Sua trajetória se confunde com a expansão do próprio bairro Vila Nova e do Distrito Industrial. Em 2023, o educandário atende 440 alunos e conta com um quadro de 60 funcionários, e passou a atender dois jardins de turno integral, A e B.
A diretora Jacqueline Karkaba evidencia que “estamos atendendo a quarta geração de alunos. São filhos de pais, avós, avôs, aqui do bairro. Isso reflete de como a escola é um local de pertencimento. E esses laços fazem parte de uma história a qual trabalhamos com os alunos diversas ações como releituras deste processo educacional, assim como, do porquê a escola se chama Princesa Isabel”.
A EMEF Princesa Isabel recebeu esse nome alusivo ao fato histórico da assinatura da Lei Áurea ter assinado em 13 de maio, abolindo a escravidão. A homenagem se evidencia em trabalhos espalhados pelos corredores do educandário aludindo à personagem tão importante para a liberdade, bem como, de álbuns de fotos de promoção e participação de eventos e maquetes da estrutura física. Todos os anos realizaram a releitura criando um mosaico de visões e perspectivas demonstrando o apreço e o carinho pelo educandário.
Um item chama a atenção. A criação do jornal Espaço & Comunicação, lançado em dezembro de 2000. Entre os assuntos da capa está a história da escola, projetos realizados em 2000, gincana ecológica e dicas de como estudar.
Maicon Rodrigues, aluno da escola desde 2015 e atualmente está no 9º ano, ressalta que a EMEF Princesa Isabel significa “uma família. A escola me acolheu e estão sempre me ensinando; todos os dias aprendo uma coisa nova”.
Pietra Quevedo da Rosa, está na escola desde o 1º ano e está completando o Ensino Fundamental, “é um lugar de apoio e quero que a escola complete mais 84 anos, pois eu quero outros alunos vivenciam o melhor que ela pode oportunizar”.
Nicole de Moura, estudou no educandário e hoje é monitora.“É muito bom voltar para cá, pois faz parte da minha infância. Eu desejo que a escola cresça cada vez mais”.
A EMEF Princesa Isabel tem como projeto norteador “Oportunidades Sustentáveis” que tem como objetivo a construção da identidade e cidadania, para formar cidadãos conscientes e críticos capazes de modificar o meio em que vivem, para tenham perspectivas de novos recursos de subsistência que acreditem nessas possibilidades. Dessa forma, o projeto vai promover o encontro entre sustentabilidade e o mundo do trabalho, incentivando experiências positivas e atividades que desenvolvam a consciência sustentável e conhecimento de profissões.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “a oportunidade de comemorar 84 de uma escola mostra que a educação está presente na vida desta comunidade a várias gerações, o crescimento da mesma e a participação da comunidade escolar são prova da sua importância. Muitas pessoas fizeram parte desta história, aprenderam e trocaram aprendizagens, construíram a trajetória da escola e do bairro que hoje é tem em sua constituição diferentes serviços. É um grande orgulho verificar que a escola fez e continua fazendo a diferença na vida das pessoas que ali passam, sempre acolhidos e participando do processo de construção do conhecimento com equipes de profissionais de referência. Parabéns à EMEF Princesa Isabel e a toda a comunidade escolar”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação