A poesia nasceu com o ser humano. Da observação, da necessidade de se expressar a realidade, as emoções, a sua volta, criam-se versos que revelam a profunda relação entre o pensamento e a escrita. Desta forma, inúmeros poetas e poetisas trouxeram a lume diversos olhares sobre temas eternos como o amor, a alma, a morte, o tempo, a natureza, a guerra, as coisas simples da vida. Para o poeta, tudo é matéria para além do dizível e indizível.
E neste cenário, um evento tradicional da EMEF Maria Borges Frota tem data marcada para acontecer, no dia 19 de julho. O 10º Brincando com Poesia envolve em torno de 100 alunos dos 8º e 9º anos, traz como tema “Inverno e Poesia”, que neste ano vai trabalhar com grandes nomes da Literatura Brasileira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Cecília Meireles e Mário Quintana. É um projeto que acabou sendo incluído no projeto anual da escola. Uma forma de aguçar o gosto pela leitura e pela escrita e estimular que os alunos possam se expressar.
O projeto é coordenado pelas professas de Língua Portuguesa Marli Fronza, Roberta Segatto e Fernanda Luiza Piazza. Marli destaca que é um momento desafiador e carinhoso, onde é expandido o vocabulário e estimulado o gosto pela leitura. “A manhã de poesia acontece como um momento mágico. São as palavras ganhando novos sentidos. Brincam por meio das figuras de linguagem, atribuíndo novos sentidos e enriquecendo vocabulários. O contato com a poesia é uma das formas que utilizamos para aproximá-los da literatura, ganhando gosto pela leitura e desafiando-os para outros gêneros literários”.
A diretora do educandário Jaqueline Bondan de Lima comenta que o Brincando com Poesia inicia no primeiro semestre. “As disciplinas de Língua Portuguesa e Artes estudam a obra dos autores, conhecem um pouco mais dos escritores, entregam uma pesquisa sobre o tema e escolhem um poema que será ensaiado e declamado na manhã do evento. Além disso, em Artes eles dão vida, imagem aos poemas, desenham caricaturas dos poetas. Esses trabalhos são expostos e servem de decoração no dia da apresentação”.
Ainda, Jaqueline ressalta que “ver a movimentação dos estudantes criando possibilidades de apresentação, se encorajando a enfrentar o público e usando a criatividade para participar dessa atividade, nos enche de orgulho. Foi neste espírito, que o Brincando com Poesia começou em 2013 e não parou mais, completando seu décimo aniversário”.
Fotos: Divulgação/EMEF Maria Borges Frota
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor