Evento é a culminância do programa “Minha Primeira Startup”, parceria entre o educandário e Edutech Inova&Cria
Na sexta-feira (15), ocorreu nas dependências da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a culminância do programa “Minha Primeira Startup” da EMEF Floriano Peixoto. O evento Inova&Cria Startup Festival trouxe diversos projetos que tiveram como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU. Eles versaram sobre diversos temas como o cuidado com o meio ambiente, com a água, além de questões sociais.
Na ocasião, estiveram presentes alunos, pais, a vice-diretora Muriel Lago Rossi, as professoras Daiane Samersla de Oliveira e Micheli Buratti, as proprietárias da Edutech Inova&Cria, Kadígia Faccin e Kézia A. Teixeira, o coordenador de ensino da FSG, Fábio Beltrami, e a banca de avaliações das startups composta por Emídio Teixeira, diretor da SUEPRO, Fernanda Darrigo, diretora do InovaBento, e os professores da FSG, Me. Nedio Antônio Andreolli e Me. Maiton Bernardelli.
O projeto iniciou a partir da publicação do livro “A menina do startup”, das autoras Kadígia, Kézia e Paola Morini, aluna do educandário. A obra conta a história de uma menina, Paola (inspirada na própria aluna da EMEF Floriano Peixoto), que descobre o que é uma startup e é apresentada para alguns conceitos vinculados ao mundo da inovação, proporcionando a alfabetização de crianças com vocabulário do mundo dos negócios, especialmente aqueles ligados à inovação e empreendedorismo.
Em agosto, iniciou a capacitação dos professores pela Inova&Cria Academy. Semanalmente, o educandário reservou um dia, dentro do planejamento, para desenvolver as propostas do Programa “Minha Primeira Startup”, da Inova&Cria, com intuito de conhecer e explorar conceitos relacionados à inovação de uma maneira lúdica. Todas as atividades estavam alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular, Taxonomia da Educação 4.0 e ODSs.
E o Festival concedeu premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de conceder medalhas a todos os participantes. Todas as ideias e propostas trouxeram a projeção para um planeta mais sustentável:
3º lugar – Startup “Máquina da alegria” – Alunas: Paola Kuffel Morini e Nicolly Lemes Bittencourt – Conserta brinquedos quebrados para dar a escolas e crianças que não têm brinquedo.
2º lugar – Startup “Aqui lixo vira luxo” – Alunos: Joaquim Cristofoli Nardino e Gian Lucas da Silva Pinheiro – Recolhe móveis e eletrodomésticos com algum defeito, reformava e vendia por preço mais acessível.
1º lugar: Startup “Ecoadubo” – Gabriel Batistello Spazzin e Bernardo Nielsson Tomasi – utiliza o lixo orgânico, mistura com terra e transforma em adubo natural
Para o Coordenador de Ensino da Faculdade da Serra Gaúcha – Bento Gonçalves, Fábio Beltrami, o evento projetou a necessidade de trabalhar os conceitos desde os Anos Iniciais. “É um evento fantástico. A gente consegue perceber que incentivando as crianças no conhecimento de inovação, empreendimento, tem uma possibilidade de crescimento no futuro muito maior. O mundo mudou e essa questão da inovação é muito importante hoje em dia. Essa linguagem nova como picth, canvas, tem que começar desde cedo para que os jovens se apropriem desse conhecimento. A inovação é o que move o mundo”.
A vice-diretora Muriel Lago Rossi ressaltou sobre o engajamento com o programa “Minha Primeira Startup”.“Isso fez com os alunos pensassem sobre os problemas reais, questões que estão no cotidiano e a busca pelas soluções. Os alunos desenvolveram ideias maravilhosas, muito criativas, alinhadas às ODSs. Os resultados também se deve ao engajamento das professoras em desenvolver os assuntos e o comprometimento das famílias, pois todo mundo acreditou no projeto”.
Kézia A. Teixeira faz um balanço da parceria entre a Inova&Cria e a EMEF Floriano Peixoto. “A parceria entre a Edutech Inova&Cria e a EMEF Floriano Peixoto focou na alfabetização em inovação e empreendedorismo, dos alunos do primeiro e segundo ano do Fundamental 1, proporcionando a essas crianças ferramentas necessárias para se destacarem em um mundo cada vez mais inovador. Os professores desempenharam um papel crucial, não apenas transmitindo conhecimentos, mas também inspirando e motivando os alunos a explorarem suas habilidades empreendedoras. O engajamento dos pais adicionou uma camada extra de envolvimento e suporte, resultando nos emocionantes pitch’s apresentados pelas crianças no Inova&Cria Startup Festival”.
O Inova&Cria Startup Festival expressou um processo para um despertar da mente inovadora. “Este evento foi um testemunho do incrível progresso dos alunos, demonstrando não apenas o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e pensamento crítico, mas também o despertar de uma mentalidade inovadora. A parceria entre a Edutech Inova&Cria e a EMEF Floriano Peixoto provou ser um modelo exemplar de como a educação, quando alinhada com as demandas do século 21, como os ODS da Agenda 2030 da ONU, pode moldar futuros empreendedores e líderes inovadores”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor