A Capital Brasileira do Vinho, Bento Gonçalves, se prepara para celebrar a época mais festiva do ano quando ocorre a colheita das uvas. A programação do Bento em Vindima iniciou em 11 de janeiro e segue com atrações até 23 de março, com festividades que serão realizadas nas rotas turísticas do município e na zona urbana, no ano que se celebra os 150 anos da imigração italiana.
Um dos momentos mais aguardados da festa ocorre em dois finais de semana. O primeiro será neste sábado (25), e o segundo dia de evento está marcado para acontecer em 1º de fevereiro. É o Festival da Agroindústria Familiar Encantos da Terra, que tem por objetivo valorizar o trabalho rural e os produtos produzidos pela agroindústria familiar, remetendo à tradição e ao cuidado com as localidades do interior onde vivem. Filó da Vindima, armazém colonial, artesanato dos mais variados tipos, pisa da uva e atrações culturais fazem parte dessa festa.
Já neste final de semana o público presente poderá conferir uma gama de atrações musicais: dentre elas: Grupo de Danças Folclóricas Ricordi D’italia, Coro Caminhos de Faria Lemos, Gilmar Dias, Coral da Fundação Casa das Artes, Grupo de Danças Folclóricas do Circolo Friulano da Serra Gaúcha e Inês Rizzardo cantando os clássicos da música italiana.
A pisa da uva, um dos atrativos célebres das festividades deve movimentar também a comunidade, que terá a oportunidade de sentir a sensação de esmagar as uvas com os pés, tradição trazida pelos italianos no final do século XIX. Naquele período era desta maneira que o vinho era produzido. O chamado “ritual” da pisa é sempre acompanhado por cantorias e música, embalando a atividade com alegria e descontração.
Uma das novidades será também o Menarosto, que traduzido ao pé da letra significa “levar o assado”. A tradição também foi trazida pelos imigrantes italianos e o principal diferencial está no modo de preparo. No lugar da churrasqueira ou parrilla, a carne é assada em grandes espetos giratórios, chamados de rolete.
Até o momento foram confirmadas ainda participação de 15 agroindústrias, dos mais variados segmentos, que estarão no evento comercializando pães, cucas, bolos, grostoli, massas congeladas, capeletti, biscoitos, geleias, pizzas, amendoim caramelado, foccacia, risoles, polenta, dentre outros.
Para o secretário de Agricultura Mauro Villa “é essencial aproximarmos as agroindústrias familiares da comunidade, para que estejam comercializando seus produtos que são realizados com tanto profissionalismo e dedicação. Essa é a valorização da produção artesanal, das receitas típicas de nosso interior”.
O secretário de Cultura e Turismo Evandro Manes Soares comenta que “serão dois sábados para celebrar ao máximo as tradições trazidas pelos italianos. Dias para apreciarmos uma boa música e comida, além de vivenciar a experiência da pisa da uva e toda a alegria da festividade”.
As agroindústrias podem se inscrever para participar do evento através do telefone (54) 3055-7107 ou 30557112.
Confira os horários das atrações deste sábado
25 de janeiro
10 horas – Cerimônia de abertura do Filó Italiano, Armazém Colonial e Pisa das Uvas
10h30min – Grupo de Danças Folclóricas Ricordi D’italia
12 horas – Coro Caminhos de Faria Lemos
14 horas – Gilmar Dias
16 horas – Coral da Fundação Casa das Artes
17 horas – Grupo de Danças Folclóricas do Circolo Friulano da Serra Gaúcha
18 horas – Inês Rizzardo
O evento é executado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretarias de Turismo e Cultura. Apoio Comissão dos 150 anos da Imigração Italiana, Bento e Região Convention and Visitors Bureau, CIC Bento Gonçalves, Comtur, Consevits, DiPaolo, Sicredi, Segh Região Uva e Vinho, Sistema Fecomércio SESC Bento Gonçalves, Vínicola Vistamontes, Wine Locals, Associações Caminhos de Pedra, Encantos da Eulália, Vale das Antes e Aprovale.
Instituto-Geral de Perícias RS recebe investimento de R$ 4,6 milhões em equipamentos
Seminarista Eduardo Cantelli será ordenado diácono no mês de abril de 2025, em Bento Gonçalves
UCS oferta mais de 1.700 vagas entre Prouni e Fies para ingressar na graduação