Na próxima quinta-feira (19), inicia o Bento em Vindima, uma das festas mais tradicionais da região. Pelo segundo ano consecutivo haverá a realização de desfiles de carros alegóricos, distribuídos em 11 alas e contando com 350 figurantes. Os preparativos estão a todo vapor com a finalização dos figurinos que compõem os carros. O destaque fica por conta das novas alas criadas para a festa deste ano. São elas: ala dos egípcios, romanos, Maria Fumaça, Gaitas Todeschini e uma repaginação da ala da Criação do Mundo. O Bento em Vindima ocorre de 19 de janeiro a 19 de março.
A abertura oficial está programada para ocorrer a partir das 18h, contando com uma festa de integração com o tradicional Filó e a feira de artesanato, além da cerimonia de abertura. Às 18h30 haverá a apresentação do Coral Casa Nostra. Às 19h15 ocorre a apresentação de dança com o Grupo Riccordi D’Italia, e, posteriormente, às 20h, será o momento do aguardado desfile O Mundo do Vinho, marcando o primeiro dia de celebrações. Às 21h a comunidade poderá prestigiar ainda o show musical do Grupo Cavatappi.
O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, destacou sobre a expectativa para a realização de mais uma edição do Bento em Vindima. “Os desfiles vão trazer muita alegria para avenida, com condução musical e produção do Rodrigo Soltton. Temos a trilha sonora específica para cada uma das alas que vão trazer fortemente a questão da nossa história. Será uma festa linda, repleta de muitos espetáculos representando a festa e alegria dos imigrantes italianos. O Bento em Vindima está imperdível”.
Confira como fica cada ala
Ala 1- Criação do Mundo. Traz o Deus como o grande personagem central, criação do homem segurando o planeta terra, e mostrando as moléculas que formam a grande explosão do Big-Bang. Traz uma visão científica do processo da criação do universo, bem como o planeta terra e também uma passagem bíblica, já que vamos ter o adorno e alegoria da arca de noé, com a presença da videira neste carro. Além disso tem também a representação do homo sapiens, do tempo da pré-história onde são descobertas as primeiras videiras.
Ala 2- Egípcios. O carro traz a presença forte das pirâmides e a pisa da uva, destacando o fato dos egípcios terem tornado o vinho uma bebida da nobreza. A história conta ainda que eles também acreditam que o vinho é uma bebida sagrada.
Ala 3- Dionísio e Bacco. Traz a reflexão sobre a questão histórica da Grécia e Roma- trazendo Dionísio como Deus grego e Bacco como Deus romano, mostrando sobre a mitologia, onde as ninfas acompanham o carro. Nesta ala tem a presença do tigre dente de sabre. Traz a alegoria forte relacionada a influência grega e também a passagem para Roma.
Ala 4- Roma. Traz forte a questão dos banquetes romanos, com alegoria de mesas fartas e também uma passagem que representa uma presença histórica do vinho. É mostrado o Arco do Triunfo acompanhando o carro, seguido pelo exército romano. Vamos ter a passagem do vinho da ânfora para as barricas do vinho.
Ala 5- Vêneto e Trento. Nesta ala tem a presentação do barco trazendo os primeiros imigrantes italianos, com a presença de figurantes vestidos com roupas típicas usadas na saída da Itália e com alegorias que representam aquele período. Temos a presença do Leão de São Marco, destacando essa saga, e é o grande representante da região do Vêneto, bem como a questão da águia de Trento.
Ala 6- Primeiros dias na colônia. O carro mostra quando os imigrantes descobrem a cidade que está coberta por uma densa floresta, mostrando o primeiro trabalho das carroças que eram puxadas pelos burros naquela época. Neste ano haverá a participação de figurantes de Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira.
Ala 7- Santo Antônio. Neste carro tem a presença do padroeiro de Bento Gonçalves, mostrando que foi um grande elo de ligação religiosa. No carro haverá a réplica do primeiro quadro de Santo Antônio, trazido da Itália em 1878. Terá também a participação do padre e distribuição do pão bento.
Ala 8- Maria Fumaça. Carro mostra a representação da Maria Fumaça que chega em Bento Gonçalves em 1919, e tem como grande desafio o progresso do município. No carro haverá a presença de funcionários da própria Maria Fumaça que estarão participando dos desfiles como figurantes.
Ala 9- Gaitas Todeschini. Carro que faz uma homenagem à história da gaita que revolucionou a questão da música e cultura Itálo-gaúcha. A ala vai ter também a presença dos CTSgs da cidade e dos filhos do Matheus Luiz Todeschini, criador do instrumento.
Ala 10- Festa das Festas. Aborda sobre a colheita da uva, momento da vindima onde faziam as primeiras festas. Temos também a representação da Fenavinho. Haverá distribuição de suco de uva. O carro representa a festa das festas porque antigamente os imigrantes se reuniam para comemorar a boa safra, colheita.
Ala 11- Carro de Bento Gonçalves. Traz como alegoria a ponte Ernesto Dornelles, mais conhecida como Ponte do Rio das Antas e também a Pipa Pórtico, com uma garrafa de vinho que jorra o vinho, passando a representação que nos conecta através da ponte toda a região. O desfile é encerrado com os malabares, que traz um pouco do carnaval de Veneza.
Fonte e foto: Prefeitura de Bento Gonçalves
PG
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO