Rir, se emocionar, se divertir e chorar. Um de cada vez ou todos ao mesmo tempo, no mesmo momento. É isso que o primeiro Bento em Cena promete de 21 a 24 de setembro, na Fundação Casa das Artes e na Via Del Vino. Com intuito de promover intercâmbios entre artistas locais, nacionais e internacionais por meio de espetáculos e oficinas de artes cênicas, o festival terá uma programação intensa e diversificada para todas as idades.
O evento começa no dia 21 de setembro, às 15h, na Via Del Vino, com Teatro Mototóti, apresentando a peça “I-Mundo”. Protagonizados pelo casal Carlos Alexandre e Fernanda Beppler, a história apresenta um universo de situações cotidianas ao homem, como nossa relação com a água, com o lixo e a exacerbada corrida das pessoas pelo dinheiro – colocando-o à frente até mesmo de outro ser humano. Porém essas situações são vivenciadas a partir da ótica de dois alienígenas (personagens da história) – assim, o público distancia-se, vendo “de fora”, para posteriormente se identificar com estes dois seres.
No dia 22 de setembro, em duas apresentações, às 15h e 20h, sobe ao placo do Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, a Orquestra Eintracht, de Campo Bom (RS), com o espetáculo “Andante”. Ele fala da musicalidade como lugar de pertencimento do povo brasileiro. O Andante, que é o homem em busca de suas raízes, é também o andamento musical que remete à freqüência cardíaca. A caminhada deste que representa o brasileiro revela o amor pela terra, a luta por este lugar que ama e a alegria de um povo lutador. O espetáculo tem regência de Ademir Schimidt e direção de Fernando Ochôa. Há 24 anos em cena, a orquestra realizou 135 concertos em 44 cidades, com um público de mais de 135 mil pessoas.
A dança contemporânea marca sua presença no dia 23 de setembro com a Companhia H e seus “Sopros”, na Via Del Vino, às 13h. O espetáculo tem um caráter contemporâneo, pois traz heterogeneidade na formação do corpo de baile, e, no clássico, uma utilização de elementos nativistas, na música e no figurino. A Companhia H é um grupo independente e atua a 18 anos no cenário cultural.
Para finalizar a programação, no dia 24 de setembro, às 20h, a Ânima Cia de Dança apresenta seu espetáculo “Acuados”, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes. Com direção geral e coreográfica de Eva Schul, a montagem traz para o palco a denúncia sobre a violência contra a mulher, especialmente no âmbito doméstico e as consequências que esta violência gera na família e nas relações sociais dos envolvidos. A companhia foi fundada em 1991 e desenvolve estudos, pesquisas e trabalhos na área.
Já os workshops acontecem nos dias 23 e 24 de setembro, na Fundação Casa das Artes, com inscrições gratuitas.
O primeiro é Contempurbano, das 15h às 18h, com Driko Oliveira, Mariano Neto e Letícia Paranhos da Companhia H. Os professores apresentarão seus trabalhos de pesquisa usando três bases: Ballet Clássico, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. O trabalho remete às possibilidades ilimitadas de transformação do movimento mais puro a partir da combinação das diferentes técnicas.
O segundo é sobre teatro e acontece no dia 24 com a atriz e diretora Vika Schabbach, das 13h30 às 17h30. O público-alvo é atores e bailarinos. Nascida em Venâncio Aires (RS), Vika é graduada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou na área cultural como bailarina, participando como professora e codiretora dos espetáculos da École de Danses.
Inscrições para os Workshops via email: culturabento@gmail.com ou pelo telefone: 3454 5211
O Bento em Cena tem a realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes. E conta com o apoio da DWR e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Giordani Turismo.
Fonte: Cultura Bento
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves