EMI Raio de Sol já está usufruindo das novas instalações e EMEF Anselmo Luigi Picolli está recebendo obras de ampliação e reforma
Cada vez mais o cenário da rede pública de ensino está apresentando uma série de melhorias nas estruturas dos educandários. Esse processo atende uma demanda, a necessidade de ampliar os espaços que acompanha o crescimento demográfico de Bento Gonçalves. Muitas escolas estão tendo obras que reflete um cuidado e atenção para a comunidade escolar do entorno, do zoneamento, das equipes diretivas, funcionários e alunos, assim como, do processo educacional em si. E na última semana, a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, e o adjunto, Giovanni Menegon, estiveram vistoriando as obras da EMI Raio de Sol e EMEM Anselmo Luigi Picolli. Ambas estão localizadas no bairro Cohab.
A EMI Raio de Sol iniciou suas atividades em 1992 e contou com uma ampliação em 2008. As obras que tiveram início em 2023, e no começo do ano letivo de 2024, o educandário já pode utilizar as novas instalações que estão proporcionando bem-estar e qualidade aos alunos. A escola passou de 425,39m² para 693,40m², contendo três salas novas, sanitários infantis, cozinha e depósito de alimentos. Ainda, foi feita uma reforma na parte antiga onde foi feita uma recepção nova, sanitário infantil e sala de reuniões totalizando 36,40m². Atualmente, está atendendo 152 crianças.
A professora Carolina Bueiro leciona desde o início de 2021 na EMI Raio de Sol. “Foi uma intervenção muito positiva para a escola e para a comunidade, pois favoreceu muito os pais e nós professores. Era uma escola pequena e agora ficou com mais espaço e locomoção”.
A Vice-diretora Paloma comenta de como a ampliação veio de encontro ao fazer pedagógico do educandário. “É uma oportunidade de as crianças estarem bem segurança, bem cuidadas, de experienciarem processos singulares na infância como a descoberta do eu, do outro, do ambiente. A principal marca é a acolhida, o afeto, e ter uma rotina de descobertas e interações. Os pais estão satisfeitos com a ampliação e isso nos conforta, pois as famílias estão mais participativas evidenciando os vínculos com a escola e a Educação Infantil”.
A diretora Vânia Heloísa Carraro Zan ressalta que as obras erma um desejo antigo da equipe diretiva, funcionários e comunidade. “A reforma era um sonho muito esperado por todos aqui, tanto funcionários como pela comunidade. A ‘nova’ Raio de Sol está dispondo de mais espaço e assim podendo atender mais crianças. Ver nossa escola sendo remodelada com salas novas, banheiros adequados, entre outras melhorias, é dar mais qualidade no atendimento dos pequenos que passam o dia aqui conosco”.
Já na EMEF Anselmo Luigi Picolli o cenário também está bastante modificado com as obras de ampliação e reforma. Um processo que vem crescendo a olhos vistos já que a metragem passou de 705,38m² para 1.426,21m². Nessa nova repaginação está sendo contemplados três salas de aula novas, sanitários (inclusive PNE), Sala de Recursos, Sala de Informática, Biblioteca, Sala dos Professores e reuniões, direção, secretaria, recepção, sala de orientação e sala de supervisão.
Após a ampliação, a parte antiga da escola vai passar por uma reforma que inclui cozinha, depósito de alimentos e depósito geral. Vale mencionar que foi refeita a rede elétrica e substituído o forro de pvc de toda a parte antiga. Atualmente, atende 265 alunos e prevê atender 340 alunos a partir do ano que vem.
Marinês Gabrielli leciona na EMEF Anselmo Luigi Picolli desde 1990 e comentou que a escola iniciou no Salão da Comunidade Cohab II, sendo anexa da EMEM Alfredo Aveline. Marinês acompanhou todo o processo de evolução do educandário e com a reforma do antigo prédio e ampliação o sentimento “é gratificante. Acompanhar essa comunidade escolar que eu amo muito e merece as melhorias que está recebendo”.
Andriely Forlin começou a estudar desde o Jardim B na EMEF Anselmo. Ela relata sua vivência no educandário e a expectativa das obras. “Quando comecei a escola era bem pequena, tinha pouca gente. Mas agora com a ampliação os alunos que entrar vão aproveitar tudo que tive oportunidade e muito mais”.
A diretora Morgana Leite destaca que é um grande avanço para o bairro Cohab. “Vamos ter uma estrutura adequada para melhor atender os alunos, uma biblioteca maior, uma sala de robótica e de informática. A comunidade está bem ansiosa, pois estão vendo as obras e pedem quando vão ficar prontas”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi comenta de como as obras são importantes para o processo de evolução da cidade. “É gratificante a gente poder verificar as obras porque vamos dar mais dignidade, mais espaço e modernidade para o atendimento de nossas crianças e também melhorias para os nossos profissionais. Quando estiveram prontas, vamos vivenciar um ambiente novo, moderno e saudável pleno para a continuidade do ensino-aprendizagem de qualidade que ofertamos para a comunidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor