Com o objetivo de educar estudantes, professores, pais e gestores escolares sobre a natureza, função e importância das emoções, foi lançado no ano passado o Projeto de Educação Emocional pela Secretaria de Educação. Na ocasião, três escolas municipais (Santa Helena, Vânia Mincarone e Noely C. de Rossi), com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, participaram do projeto que foi desenvolvido até o final do ano passado, tendo como profissionais responsáveis as psicólogas Suelen Bordignon, Nádia De Cesaro e a professora Graciela Tramontina Poletto.
Em 2022 ele continuará com suas ações e atividades, visando o desenvolvimento da empatia e promover a saúde mental na infância. E para marcar o início dos trabalhos, a Secretaria de Educação realizou um encontro que ocorreu nesta quarta-feira (09), na Fundação Casa das Artes, com diretores e orientadores das escolas de ensino fundamental.
Na edição deste ano, os alunos que participaram no ano passado seguirão sendo acompanhados e as demais escolas que desejarem também serão contempladas. Neste ano, o projeto contará com formação de professores e orientadores escolares (março e abril); acompanhamento das práticas que ocorrerão nas escolas (maio a setembro); mostra de boas práticas em educação emocional (outubro), entre outras ações.
De acordo com as psicólogas responsáveis pelo projeto “os participantes realizaram um circuito das emoções’, formado por 5 estações, ao longo das quais puderam ter acesso ao embasamento teórico acerca do tema e passar por vivências, sentindo em seu corpo algumas das emoções que são trabalhadas no Projeto Educação Emocional”. Este momento foi pensado para apresentar às equipes diretivas o projeto em sua nova edição, uma vez que o projeto teve resultados positivos em 2021 e por isso está sendo ampliado para o as demais escolas que atendem o 1° ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a professora Graciela as ações contribuem para articular a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências definidas pela BNCC, pois as atividades propostas contemplam a etapa da alfabetização vivenciada pelas crianças.
De acordo com a Secretária de Educação Adriane Zorzi, as ações do Projeto de Educação Emocional estão alinhadas com o que é preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que endossa a necessidade e importância de desenvolver as habilidades e competências socioemocionais na Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
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